sábado, 2 de abril de 2011

Patriotismo e Nacionalismo

BRASIL: ORDEM E PROGRESSO!








Avante, camaradas! tudo em paz? - Bom, hoje o tema é 100% patriótico; porém, O que é pátria ? O que é ser patriota? qual é a importância de ser patriota? Quando devemos ser patriota? ..
Estes são alguns tópicos importantes à serem tratados para a melhor compreensão do leitor. De inicio gostaria de deixar bem claro que: Patriotismo não é Nacionalismo, mas como assim? - OK, vamos definir resumidamente o que seria um e outro:


Patriotismo: vem da palavra Latina "pátria", que tem por significado "país natal." .. Incompleto ainda para compreender, não é mesmo? rs, vamos prosseguir. Já temos a definição da origem da palavra, agora podemos definir o sentimento de patriotismo, que nada mais é do que AMOR À PÁTRIA! não há como definir, cada Patriota manifesta o seu amor de acordo com o que sente, portanto, é muito complexo este sentimento, porém, podemos ressaltar alguns sintomas desse fenômeno chamado: Patriotismo, e ai, será que você é um ''Patriota?'' - vamos ver:


Abdicação dos Prazeres: ou seja, não visa lucros pessoais, pensa sempre no núcleo, em seus compatriotas. Este é o que chamamos de "Amor Puro", que tamanho é o ardor do patriota que se torna um mártir, capaz de entregar a própria vida em nome da soberania da pátria.


Anonimato: isto é, humildade! - o verdadeiro patriota não se gaba, pois todos a sua volta fazem parte do núcleo da nação, qual é a vantagem de querer ser ''mais'' do que seu próximo? se teu próximo não possuí tais conhecimentos da real importância de ser um patriota, sem hesitar,  presta o ensinamento, sem necessidade de criar uma imagem fantástica e ufanista, muito pelo contrário, o Patriota é: Realista!


Permanência: o patriota sempre esta ao lado de sua nação, seja nas horas boas ou ruins, ele sempre esta pronto para ir a luta!


Gostaria de ressaltar também, falsos patriotismos, que seria: Vestir uma camisa da seleção brasileira e pintar a cara na época de copa do mundo, isso deveria ser um crime de lesa-pátria! rs(força de expressão, mas é um péssimo exemplo, pessoas embriagadas e iludidas, onde já se viu um país parar por conta de uma besteira dessas? - sim, eu assisto jogos da copa, porém, discordo desse pseudo patriotismo que o brasileiro cria somente nesse período).


Bem, estes foram apenas 3 exemplos bem resumidos do que é ser patriota, e ai? - conseguiram se encaixar em algum dos 3 exemplo? sim? Ótimo, és um patriota, parabéns! - Não? - então veja se o Nacionalismo é mais a sua cara.




SOBERANIA NACIONAL








Nacionalismo: De caráter psicossocial(adj. Que concerne simultaneamente à psicologia individual e à vida social.) de exaltação da própria nação. Este fenômeno fantástico desperta sempre no sentimento do cidadão quando o país está em Crise Nacional, desenvolvendo assim uma força motivacional, união mútua para lutar em prol do desenvolvimento. Muitas vezes o Nacionalismo quando interpretado e sentido por grandes mentes, torna-se uma Doutrina, portanto, além de tudo, é formador de Ideologia.
Partindo da minha opinião, eu digo: Todos são Nacionalistas!  é claro, se compararmos o nacionalismo no Brasil, de fato eu estou falando uma besteira, porque hoje em dia os adolescentes mal vão a escola, não há respeito pelo seu próximo e muito menos o discernimento do que é Nacionalismo por parte deles, e não só os adolescente, adultos, velhos, crianças.. infelizmente nosso país esta adoecido, onde o certo tornou-se motivo de vergonha, a ordem se transformou em repressão a liberdade, de acordo com as mentes fracassadas de Brasileiros que não pensam em prol do seu crescimento: Intelectual, Profissional e por merecimento dos seus esforços, estabilidade financeira; metas difíceis a ser alcançadas, porém, importantissímas para assegurar a EXALTAÇÃO com razão da nossa nação.


E então, você é um Nacionalista? rs, bem, todos nós somos, todos nós possuímos o sentimento nacionalista dentro da nossa mente, o que fará de nós nacionalistas convictos, são nossos atos!


Agora uma pergunta para vocês: Quando devemos ser patriotas? Quando devemos ser Nacionalistas?


Bem, a não ser que você seja um mercenário maldito, desertor da pátria; você deve por natureza ser patriota SEMPRE! Expor seu nacionalismo SEMPRE!... Muitas vezes que falei isso em público, em alguma conversa, sempre alguma pessoa sem grandes qualidades intelectuais pronunciava-se contra, e o engraçado que o argumento era sempre o mesmo, tal era: '' Como posso ser nacionalista ou patriota vivendo nesse país de (@$%³#$@!¨¨&*) ".. rs pois é, grande argumento o dele não? - mas o que eu sempre respondi à eles, respondo a vocês, se o país esta uma (@$%³#$@!¨¨&*), o culpado somos nós! sim, eu também tenho culpa! se o governo não corresponde as nossas necessidades, o culpado somos nós, que elegemos pessoas incompetentes ao cargo, se estamos desempregados, o culpado somos nós, porque não nos capacitamos de acordo com as exigências, enfim, somos nós que fazemos o futuro da nação, o Governante é a Cara do Povo!


É triste afirmar isso, mas é a realidade. Sei que a grande maioria no país, é alienado, não possuí escolaridade por diversas questões sociais ou por preguiça mesmo, e no entanto, tornam-se pseudos-intelectuais; quando unidos, formam uma falsa base Ideológica, movidos pelo ideal de que: O povo unido jamais será vencido, marcham rumo ao abismo; sem medir consequências, se entregam cegamente, e nós, minoria consciente, nos deparamos contra isso, impotentes! E no final, quando tudo estiver perdido, ninguém responderá individualmente, por ser consciente ou inconsciente, não terá mais salvação, pagaremos todos, como cidadãos; que sempre viveram dentro dessa nação, que no entanto, uma grande porção passou décadas e décadas desconhecendo a palavra, UNIÃO!


Amigos(as), Lutem pela Pátria, sejamos uma Nação! Se a vida é uma guerra, que a inteligência seja seu canhão, sua garra seus soldados e seus atos seu General; nada é fácil, porém no final, tudo é Grande e Glorioso para aqueles que nunca desistiram! AVANTE BRASIL!




Hoje não terá nenhuma poema, como é de costume eu postar algum de minha autoria sempre que concluo um pensando; no entanto, postarei o mais belo de todos poemas, a nossa origem, a nossa força,


O Hino Nacional Brasileiro!




I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.                                   
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!


II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

3 comentários:

  1. Nascemos num País abençoado. Temos que amar e respeitar nossa Pátria, e lutar por ela e defende-la! Excelente post, Camarada Comte! Continue postando! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Siqueira, infelizmente uma boa parte dessa massa brasileira, são MUUUUUUUUUITOOOO alienados, não se surpreenda, não é exagero.
    Nesse exato momento, minha familia esta vendo TV, mas parecendo zumbis, e que bom se fosse só hoje, pior, é todo bendito dia.

    Que para o outro lado é um dia, o dia, UM NOVO DIA, de se superar, de evoluir, ir além.
    Isso me entristece muito, mas a vida é uma luta diaria, e fico feliz por existir pessoas de carater, pessoas de bem, que morreriam por um ideal, e que certamente fara muito politico corrupto esquentar a cabeça.

    ResponderExcluir