quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resumo da História - Postagem para o Estudante! - PARTE 1

Avante, Camaradas! - tudo em ascendencia ? rs.. que maravilha! 

Bem, hoje o post será especial, não que os outros não fossem, porém este é dedicado aos Alunos! - Sim, todos alunos; meu camarada Felipe Pie sugeriu que eu usasse meu blog e um pouco de meus conhecimentos para colaborar com os demais, ou seja, Farei hoje um post falando sobre Civilizações antigas. Será um resumão bem bolado, eu sou estudante também, não sou professor, o intuito do post é tentar clarear alguns pontos de cegueiras que os senhores(as) possam porventura ter no foque da história.
Vejo muitos dizendo que a história é "DECORÉBA", mas também vejo que muitos não conseguem decorar a história, levando-os a errarem questões fáceis; pois bem, como estudar história? - Amigos(as), meu conselho é: Estudem a história como se fosse um Hobbie! - Todos nós somos parte da história, o dia de ontem, hoje, já se tornou uma história a ser contata agora e amanhã, e se não soubermos a história(em si) como saberemos o nosso dia-à-dia ? - Leia sempre! Ela faz parte da nossa vida Social, se fizermos uma análise Fria, veremos que a história sempre se repete, mudando apenas o cenário(época), contudo, as causas se assemelham; por isso, sejam alienados pela leitura, pois somente assim terão plena sabedoria e poderão bater no peito e dizer: "Eu sei história e não apenas a decorei!"




                                                      HISTÓRIA ANTIGA - OS PERSAS


PERSÓPOLIS


Bom pessoal, como este é um post dedicado a vocês, estudantes, não vou encher línguiça por aqui rsrs, vou direto ao assunto, não vou ficar entrando em todos detalhes desnecessários e os"mimimi" que a gente vê em diversos livros didáticos e em aulas do cursinho.. em fim, vamos começar? - LET'S GO!

Evolução Política dos Persas:  A civilização Persa nasceu no sudeste do Atual Irã, onde, situava-se 2 grandes tribos, Os Medos e Os Persas (importante gravar o nome dessas 2 tribos)
- Ok, havendo 2 tribos, logo, temos um grande impasse(rivalidade), o qual se "acertou" quando a Tribo Persa, sob comando do Imperador Ciro, invadiu e dominou a tribo dos Medos, unificando-se assim em um unico império! (união entre os Medos e Persas, a base da lâmina! rsrs não teve acordo, eles se confrontaram, e depois se uniram (após a vitória Persa) ).


Sendo assim, a Pérsia de lançou as grandes conquistas, eram donos de um grandioso império que chegou até os portões da Grécia, qual foi a idéia ? Vamos invadir e dominar a Grécia! rs

Invasão da Grégia: como foi dito acima, o vasto império Persa chegou até a Grécia, porém, sob o comando do imperador Dário, foram derrotados na Batalha de Maratona.

Império Persa


 Organização Política-Administrativa Persa: Bem, a Pérsia teve seu apogeu no Reinado de Dário I, cujo, dividiu o império em províncias chamadas SATRAPIAS(gravem este nome, já vi questões perguntando sobre elas), cada uma delas, era comandada por um governador local, chamado: Sátrapa

Detalhes Persas: Não podemos esquecer das estradas Persas, de excelente pavimentação, foram construídas para ligar as principais cidades do império (facilitavam e muito, a movimentação)

Para finalizar o resumo sobre a grande civilização Persa, vamos falar sobre sua Economia!

Economia Persa: era inicialmente baseada na agricultura (Centeio, trigo e cevada) e também na criação de gado; porém, com o crescimento do império e da vasta criação de Estradas, foram incentivadas atividades artesanais de comércio.

É isso ai pessoal, espero que tenham entendido o resumão, deixo claro aos senhores(as) que eu procurei colocar apenas o ESSENCIAL, ou seja, aquilo que realmente é cobrado, o que devemos entender depois de uma leitura de um livro de 500 páginas que fala somente sobre civilização Persa rsrs.. 

Vamos agora falar sobre outra grande e importante civilização? que tal Grécia? - Vamos láá!


                                                HISTÓRIA ANTIGA - GRÉCIA

Grécia Antiga



Vamos começar falando da Geografia Grega, pois é, graças a ela, muitas invasões "relampagos" foram evitadas (detalhe extra rs) .. Pois bem, a Grécia era dividida em 3 áreas geográficas, que eram:

Grécia Continental: região localizada ao norte do Golfo de Corinto, ou seja, no interior do continente Europeu

Grécia Peninsular: região ao sul do Golfo de Corinto, à Península do Peloponeso

Grécia Insular: era formada pelas ilhas do mar egeu e do mar Jônico, destacando a Ilha de Creta

Observação de Campo(rs): A Grécia antiga, era um conjunto de cidades-estado independentes!!! (gravem isso) 


Uffa! - terminamos a introdução, agora vamos entrar no periodo de formação da Grécia, que são as origens do povo grego, vamos lá? - ânimo pessoal, isso é históóória! rsrsrs 

                                                 PERIODO MICÊNICO OU HOMÉRICO 

Deus Poseidon: Mitologia  Grega

 Aqueus: fundaram Micenas e dominaram os Cretenses, formando assim a Civilização Creto-Micênica!! (Lembra? o professor sempre falava dela, e nunca entendiamos o que era! rsrs)

Jônios: estes fundaram Atenas! - e posteriormente expandiram-se para a Asia-Menor e fundaram grandes cidades, como Mileto, Efero .. 

Eólios: fundaram Tebas e sucessivamente integraram-se a civilização Micênica

DÓRIOS: ÁÁh! - rs, este fundaram ESPARTA! (THIS IS SPARTA!) - Massacraram a civilização Micênica, rsrs, pobres micênicos =( 

DETALHE EXTRA DOS POVOS: os senhores(as) vão se deparar por ai, nos vestibulares, com a palavra GÊNOS, ai vai olhar e falar: "Mas que PO*** é essa?" rsrs, mas relaxa, eu também não sabia, e falei a mesma coisa, vamos a definição..

Gênos: o que são? vamos lá, somem ai, Aqueus, Jônios, Eólios e Dorios, pois bem, isso são Gênos, povos seminomades, que se organizaram em clãs patriarcais, que era chamado de que mesmo? Rááá, muito bem, GÊNOS!  - agora que sabemos o que significa esta palavra, podemos também fechar isso falando sobre a Estrutura Comunitária deles, ou seja, os GÊNOS(todos esses povos citados) eram auto-suficientes!!


E para fechar este Periodo importante da História da Grécia, vamos falar sobre  a Diáspora Grega! - "Mas o que que é isso?" rsrs, Vamoos a definição! (estou me sentindo um professor rsrs) 

Diáspora Grega: bem, como vimos no inicio as divisões geograficas, devemos saber que cada planicie era ocupada por um Chefe Absoluto, que inicialmente, exploravam-na comunalmente, porém, ao passar do tempo, ficaram insuficientes e deu-se assim o inicio a Propriedade Privada, que era passada de Pai para Filho ou parente mais próximo, e qual era o nome disso? - ARISTOCRACIA! (aee!! aprendi!)


Bom pessoal, espero que tenham gostado desta introdução! - minha intenção é ajudar a vocês a compreenderem a história. Mais uma vez deixo enfatizado o agradecimento ao camarada Felipe Pie, que sugeriu que eu fizesse um post voltado para os estudantes!

E mais, esta é apenas a introdução, ainda vamos falar na sequencia da: Grécia Arcaica, Esparta, Atenas (e as guerras) e do Mundo Helenístico! 

Portanto, acompanhem as atualizações do blog, para se atualizarem na história, rsrs..

AVANTE, BRASIL! 



Um comentário: