terça-feira, 10 de maio de 2011

IGUALDADE - Água para Todos!

Avante, Camaradas! - tudo bem com vocês?  
Que calor anda fazendo, não é mesmo? rsrs, calor lembra à água e esta é a que "mata" nossa sede, diria até que é o maior simbolo da Vida! - Afinal, quem consegue viver sem água? ..
Até mesmo os mais beberrões, não ficam sem ela; e vocês acham que não? pensa que eles gostam apenas da água que o passarinho não bebe? rsrs, engano vosso, quando acordam depois de uma noitada hedonista a primeira coisa que fazem é Tomar um copão cheio dela! Que prazer, não? - Desfrutamos desse luxo todos os dias e muitas vezes não percebemos o seu valor,  o quanto ela é importante para tudo; esquecendo que em muitos lugares há pessoas que não tem se quer um copo cheio para matar sua sede momentanea... O quê?  não sabiam? .. estão ainda acreditando nas aulinhas de geografia do colégio? "O BRASIL É AUTOSUFICIENTE EM ÁGUA(12% da água doce do mundo pertence ao Br),  TEMOS OS MAIORES RIOS DO MUNDO E O MAIOR AQUÍFERO DE ÁGUA DOCE SUBTERRÂNEA DO MUNDO!" - Pois é, quando escutamos isso da até orgulho, nos sentimos bem.. Porém, como esta a distribuição de  água no país? todo mundo a têm ? é isso que vamos tratar AGORA! 




Aquifero Guarani: Bem, não podemos falar de água doce sem antes citar esse grande manancial de água no território Brasileiro. O aquífero esta localizado na região centro-leste da América do Sul, sua maior ocorrência é no Brasil, com mais de 2/3 de seu tamanho total, contudo, ele também se extende até países vizinhos, como: Argentina, Uruguai e Paraguai.
No Brasil, ele se encontra nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  

Mapa Ilustrativo: Aquifero Guarani

Como vimos acima, Realmente temos um grande manancial, tem muita água em nosso território, para não ficar muito vago, vamos nos apronfundar mais na questão dos recursos Hidricos em nosso país, para enfim chegarmos na questão da DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA TODOS! - Que se torna uma falta de respeito com a vida dos filhos do Brasil, é um crime deixar que pessoas passem necessidades como tal: Morrer de Sede! 
 Bem, vamos agora, em introdução, falar sobre a Questão de Interesse político sobre os Recursos Hídricos, pois é, existe esse "interesse", porquê qual melhor explicação para haver ainda falta de água para a população de certas regiões do BR? - Ou seja, a população miserável que passa as necessidades diárias, como escassez de água, que em época de eleição, tem sua alma nutrida de Falsas Promessas de que terão esgoto, água encanada, enfim, poderão tomar ao menos seu Banho dignamente.
E quer saber mais? isso não vem de hoje, analisando a história, chegamos a conclusão de que a água sempre foi um instrumento de dominação de grandes povos, a exemplo: Mesopotâmicos (império Acádio e da Babilônia), Egípcia (Império Médio e Império Novo), Chinesa (dinastia Chou e outras) e também civilizações do continente americano Incas e Astecas. Para complemento, na década de 60 a água foi motivo de conflito entre Israelenses e Palestinos (caso do rio jordão)

Otimo, conhecendo a história podemos nos aventurar sem medo pelo presente e imaginar um futuro; pois bem, qual é o presente da população que ainda passa sede? - Bem, essa resposta já sabemos, e geograficamente a resposta para as causas de tudo isso é que: na zona semiárida (nordeste) as rochas cristalinas dominantes aflorantes e as chuvas escassas comprometem o adequado abastecimento de suas reservas subterrâneas, ou seja, concluído que no Brasil, apesar de sua abundância, seus recursos hídricos não estão bem distribuídos


ELES TAMBÉM SÃO BRASILEIROS!
 


A geografia explica a falta de água no SOLO, agora, o que nos explica a falta de ÁGUA para essas pessoas? - Porquê não chega recursos vitais para sobrevivência para tais seres? 
Voltando na história, nas cidades das antigas civilizações, a água, mesmo que inexistente no local, ela chegava de uma maneira ou outra; existia todo um planejamento, nem que tivessem que puxar um rio inteiro ou um canal do mar até o local do império; os aquedutos romanos são exemplo de tal; não faltava água para eles; e pessoas ainda vão me dizer que nos dias de hoje é dificil fazer isso? - Bem, acredito que  o mais dificil seja pensar em investir um dinheiro público em pessoas Públicas (Brasileiros) - Com toda tecnologia a nossa disposição e com toda essa água, VOCÊS AINDA ACREDITAM QUE UMA VIDA NESSE SOLO BRASILEIRO, POSSA PASSAR SEDE? - TENHA QUE ANDAR QUILOMETROS PARA CONSEGUIR UM BALDINHO DE ÁGUA, SUJA E PRATICAMENTE IMBEBÍVEL
Meus amigos, dentre todas vergonhas nacionais, esta é MAIS UMA grandiosa que se soma, que entristece a alma de quem reconhece que Nós(eu e demais leitores), temos uma vida privilegiada; Temos Casa, alimentação e ÁGUA para todas nossas necessidades do Dia; e aqueles coitados,  o que tem? - Sou suspeito a dizer que ainda lhe restam Esperança, mas, Acredito que, SIM, eles tem ESPERANÇA! - porque mesmo com todas as adversidades, condições subumanas de vida, esquecidos por aqueles que regem o poder nacional, ainda assim continuam "FELIZES" com o sorriso no rosto abatido.

Este post é apenas para alertar algo que já tem passado despercebido nos jornais, revistas, televisão; e para talvez, assim, clarear a visão daqueles que dizem que o BRASIL É UM PAÍS DE TODOS, e que estamos superando as desigualdades; Mas na verdade, ainda temos muito a melhorar! - Nosso país não é exemplo em nada de relevancia: Educação, Saúde, Segurança Pública, RESPEITO PARA COM A POPULAÇÃO QUE PRECISA DE UM OLHAR AMIGO, SOLIDÁRIO PARA PODER VIVER!

Então, senhores(as) responsáveis pelo nosso País, Sim, NOSSO! - porque eu também sou dono! - Peço para que olhem para o lado HUMANO, as grandes capitais do Nordeste podem ter o abastecimento ideal de água, podem estar se desenvolvendo conforme ditam as regras do Capitalismo; porém, vamos Olhar com mais atenção para àqueles que estão isolados da civilização, que carecem de uma evolução! - Eles não estão passando por isso, por livre vontade, certamente se tivessem opção, uma oportunidade para mudar a realidade de suas vidas; eu tenho certeza, eles a fariam! 

PORTANTO, FAÇAM VALER O PODER QUE OS SENHORES POSSUEM! - MUDEM A REALIDADE DESSE PAÍS, MUDEM A REALIDADE DESSA GENTE QUE SOFRE! - NÃO FINJAM ESTAR TRABALHANDO, NÃO TAPE O SOL COM A PENEIRA! - POIS ESSA GENTE, TAMBÉM É BRASILEIRA, ELES UM DIA, EXERCERAM O DIREITO DEMOCRÁTICO; VOTARAM! E TENHAM A CERTEZA, NO MEIO DESSES MILHÕES DE VOTOS QUE OS SENHORES CONQUISTARAM, UM "MILHAR" DELES, CERTAMENTE FOI: DESSES CIDADÃOS BRASILEIROS!

AVANTE, BRASIL - UNIDOS PELA IGUALDADE E DIREITO DE VIVER DE TODOS BRASILEIROS!


Façam valer esse "Slogan"!







Nenhum comentário:

Postar um comentário