segunda-feira, 23 de maio de 2011

Resumo da História - Postagem para o Estudante - ROMA: Parte 1

Avante, Camaradas! - Vamos estudar mais um pouco? rs .. pessoal, peço desculpa se porventura os senhores(as) não estejam gostando dos post's referentes aos resumos de história, mas acreditem, isso esta servindo para muitas pessoas; e mais, não transformei meu blog em um mini livro online de resumos rsrs, negativo! - os post's Críticos, Filosoficos/sociologicos padrão, voltarão a desfilar nas páginas do blog!


Muito bem! - recado dado rs, espero que tenham me entendido, vamos agora voltar na história? - Otimo, como já vimos Grécia, temos de ver ROMA! não é mesmo? - let's go!




                                                HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE - ROMA






Introdução: Monarquia Romana


O que precisamos saber desse periodo? .. vamos ver!


Rômulo e Remo: são duas grandes figuras da história romana, diz a lenda que são eles os fundadores de Roma, vide a foto acima, com a Loba e as duas criancinhas(Rômulo e Remo)


Origem econômica Romana: em resumo, era inteiramente voltada para a exploração agrária


Sociedade: bem, esta depende de sua economia, como vimos acima, era totalmente agrária, logo, a sociedade era fundamentalmente Aristocrática 


Otimo, sabendo destes detalhes fundamentais para a introdução, vamos agora ver a Estrutura Social da Monarquia Romana, quem fazia parte dela ?


Patrícios: são estes, descendentes diretos dos fundadores de Roma e se baseavam numa aristocracia fundiária


Clientes: eram parentes afastados e pobres dos patrícios (primos pobres rs), sendo assim, prestavam serviços aos clãs em troco de uma subsistência (parece um feudalismo, não?)


Plebeus: esses não eram NADA! rs, tais não pertenciam a clã algum, eram comerciantes, artesãos e proprietarios de terras menos férteis


A sociedade Romana se formava nesta base, acima citado, mas e a Roma Monarquica, o que mais podemos saber dela?


Roma Monarquica: ela teve 7 reis, sendo 4 sabinos e 3 etruscos, tendo o ultimo, dominado Roma e de lá fora expulso por uma revolta dos patricios, onde foi instituita a república romana


E já que falamos nela, vamos detalha-la!


                                            
                                            HISTÓRIA ANTIGA - REPÚBLICA ROMANA


Organização Política: vamos direto ao ponto, com o fim da monarquia, o Senado passou a ser o orgão supremo de Roma

Com o nascimento do senado, surgiram os cargos executivos, que eram:

Funções executivas: antes pertencia ao rei (monarquia), agora pertence aos Magistrados

e quem eram estes Magistrados? - vamos cita-los..

Consules: este comandava o exército (maravilha rs), convocava o senado e presidia cultos públicos e em epocas de calamidade pública (comum em Roma) indicavam um Ditador que serie referendado pelo senado e teria poderes absolutos por 6 meses (podiamos ter um ditador para reformar a calamidade brasileira rs)..

Pretores: ministravam a Justiça, os Urbanos cuidavam da cidade de Roma e os Peregrinos o campo (area rural) e o estrangeiro

Censores: estes eram antigos Consules, faziam o recensiamento dos cidadãos com base em sua riqueza, e também orientavam trabalhadores publicos e a conduta moral dos cidadãos (muito eficientes)


Questores: administravam o tesouro público e supervisionavam os impostos. Detalhe, quando Calígula foi o imperador de Roma, ele nomeou seu cavalo para o cargo de questor haha.. mas eu não o condeno por isso, veja pelo lado racional, era apenas um animal, um cavalo.. se olharmos friamente para as pessoas que ocupam o cargo político brasileiro.. ééé, não tem nada demais um cavalo administrar o tesouro publico rsrs..

Edis: eram encarregados da conservação de Roma, ou seja, abastecimento e Policiamento

Tribunos da Plebe: este cargo era especial, somente surgiu apos a revolta dos plebeus, vamos ver o que ela foi? 

Revoltas da Plebe:

Greve do Monte Sagrado: Lembram-se dele? rs, foi nesse local que a plebe se refugiou, deixando assim a cidade de roma sem mão de obra e defesa militar, ou seja, os patricios vendo essa situação tiveram que ceder as reivindicações plebeias (chantagistas haha)

Tribunos da Plebe: Olha eles ai de novo, já havia citado eles acima, vamos falar deles novamente. Inicialmente eram apenas 2 e depois 10, e eram necessariamente plebeus, tinham direito de veto sobre qualquer decisão que fosse adversa a sua classe

Assembleia centuriata: esta era controlada pelos patricios, que inicialmente escolhiam os plebeus para o cargo de tribuno, detalhe: eles sempre escolhiam os mais fracos, porque sera? rs..

Após tantas maracutaias na escolha de plebeus para tribuna na assembleia centuriata, resolveram criar:

Assembleia da Plebe: que era formada apenas por plebeus, que tinha a função exclusiva de escolher futuros tribunos


Legal, agora conhecemos a Plebe, e quais foram suas conquistas após assumirem tais cargos? - bem, vamos citar 3 importantes..

Lei das 12 Tábuas: foi a primeira lei escrita de Roma

Lei Licínia Sextia: esta decretava o fim da escravidão por Dívidas

Eleição: os plebeus conseguiram o direito de serem eleitos para o Consulado Romano

Fechando essa parte da república, vamos falar agora de um marco muito grande nessa periodo republicano de roma, que foi a Guerra Punica, o que foi ela? quais motivos? 

Guerra Púnica: bem, a grande influência comercial no mediterraneo ocidental, por parte dos romanos, era contrária aos interesses de Cartago, tal fato agravou-se quando Cartago ocupou parte da Sicilia, a outra parte sob hegemonia de Siracusa pediu ajuda a Roma, que por sua vez derrotou o Rei cartagenes Amilcar Barca e riscou Cartago do mapa 

Otimo, acima falamos sobre a primeira guerra púnica e a mais importante, em resumo geral, quais foram as conquistas de roma na república?

- as 3 guerras punicas levou a total destruição de Cartago e por consequencia, roma tornou-se a maior potencia no mediterraneo ocidental, total hegemonia, ou seja, dominou o mercado maritmo das ilhas da sicilia

- Dominou a região da Gália, que era habitada por "BARBAROS", foi um massacre total daquele povo, Júlio Cesar quem era o líder de tal expedição

- Conquista do Egito pelo imperador Otávio, nesse periodo também surgiu o famoso triunvirato, segundo de Roma, formado por: Octávio, Marco Antônio e Lépido 

Com tantas conquistas, quais foram as consequências ?

Bem, roma deixou de ser uma simples cidade-estado e se tornou um império, bom? talvez! isso no final acabou desgastando o cofre público, e ficou dificil de assegurar o dominio de todas regiões e as constantes invasões levou roma a sua queda total no seculo V (eita, falei o final já :( haha) 

Politica do Mare Nostrum: todo litoral do mediterraneo passou a ser Romano! 

Modo de produção romana: bem, com tantas conquistas, muitos escravos foram feitos, certo? CORRETO! - logo alguém pensou, vamos usa-los para nosso beneficio, resultando num sistema ESCRAVISTA! 

Como falamos de inicio, a economia romana era totalmente Agrária, isso na Monarquia, já na república, com total dominio do mar e com um império ascendente, passou a ser Mercantil 

E tal sistema economico mercantilista foi a causa do Exôdo Rural em Roma, porque os pequenos produtores rurais sentiram a forte concorrência dos produtos mercantilistas, e sem ter o que vender, resolveram VENDER suas terras e foram todos para ROMA (capital, cidade) .. Imagine, todos resolveram fazer isso ao mesmo tempo, o que vocês acham que aconteceu ? 

Ahh, certamente! ouve um BUUUM na sociedade romana, dormiram com 100mil habitantes e acordaram com 1 milhão! haha, como assim? quem aumentou a casa decimal ? rs foi isso que o imperador se perguntou!, e com toda aquela gente, tornou-se um caos público, havia mendigos por todo canto, o desemprego levava as pessoas a roubarem, assassinatos se tornavam comuns a cada 5min (rsrs que exagero) .. Mas acreditem, isso foi um CAOS TOTAL, e para controlar essa população insatisfeita, alguém teve uma grande ideia: VAMOS DISTRAI-LOS COM ALGO! e o que foi que criaram?

Política do Pão e Circo! - Háá, muito bem! este era o famoso Bolsa Esmola de Roma, ou quase isso; em meio a shows diarios de escravos treinados para serem gladiadores, o povo se alimentava com um pãozinho feito em casa, e para matar sua sede, tomavam o sangue que jorrava após uma batalha sangrenta entre dois Escravos, que demais não? haha (brincadeira pessoal srsrs) - Roma não era perfeita, meus amigos(as)!






AVANTE, BRASIL!




Um comentário: