quinta-feira, 19 de maio de 2011

Resumo da História - Postagem para o Estudante! - GRÉCIA: PARTE 2

Avante, Camaradas! - E ai? Vamos continuar com nosso resumão de história? 

Bem, no post anterior, concluímos o periodo Homérico(micênico) grego, agora vamos  iniciar o periodo da Grécia Arcaica, vamos lááá?


                                              HISTÓRIA ANTIGA - GRÉCIA ARCAICA






Bem, nesse periodo podemos começar falando sobre a Magna Grécia, o que seria ela?

Magna Grécia: Estas eram cidades fundadas fora do território Grego, vizinhas e afins, geralmente conquistadas através das invasões, na qual muitas delas não ficaram sob dominio grego, porém, a cultura grega se manteve. A exemplo da Magna Grécia, estão as cidades do sul da Península Itálica e a própria Sicilia.

pois bem, entendendo a Magna Grécia, nos deparamos com o periodo de colonização grega no mediterrâneo, e como foi isso?

Colonização grega no Mar Mediterrâneo: bem, através dela, trouxeram a helenização cultural em diversos pontos do mediterrâneo e um intenso desenvolvimento comercial (principal caracteristica) dentre as colônias e as Cidades-Estado da Grécia


Sendo assim, com esta expansão toda, comercio, cidades e afins, o que é preciso para se manter em ascendência? - EXATO, é preciso Mão de Obra, pessoas trabalhando!! e qual era o sistema grego? hummm....


Escravidão: graças ao excesso de produção da Vinha e da Oliva para servir de troca com as colonias do mediterraneo que ofereciam alimentos, tal fato levou os gregos a escravizarem as pessoas para possuirem mão de obra suficiente para suprir as necessidades comerciais.. (fácil entender isso né?)

Ai os senhores(as) podem perguntar: "Mas como e onde, de qual maneira uma pessoa poderia se tornar escravo?" - rs, eu também já me perguntei isso, e a explicação para tal é:

Escravo: a pessoa podia se tornar escravo, seja por meio de conquista (invadi seu reino, dominei e agora você é meu escravo), ou por meio das Dividas (você me deve 2 bilhões de reais, não vai conseguir me pagar, então será meu escravo! legal!!! rs) 




certo, com todas essas informações citadas acima, nos deparamos com um sistema de comércio que os gregos adotaram e que sempre ele é citado quando entramos na frente da história conhecida como: Expansão Ultramarina, estamos falando de quê mesmo?


Mercantilismo Grego: o comercio feito com as colonias do mediterraneo acabou gerando uma Crise Agrária e consequentemente enfraqueceu a aristocracia grega, poréém, acabou fortalecendo o poder econômico e político das Camadas Urbanas (Graças à expansão comercial) 




Bem, acredito que estes sejam os tópicos mais importantes a serem citados com relação ao periodo da Grécia Arcaica, na Sequência, vamos falar sobre a Poderosa ESPARTA! - vamo láá!


                                                      HISTÓRIA ANTIGA - ESPARTA 


Aonde fica essa tal de Esparta? rs.. vamos ver!

Esparta: esta localizada na Planície da Lacônia, região fértil do vale do Rio Eurotas! - Sua organização Socio-Política e econômica deve-se à uma constituição que supostamente teria sido elaborada por Licurgo (esse tal ai citado, era um grande legislador de Esparta)

Otimo, já sabemos onde fica a inofensiva Esparta, agora temos que saber de suas divisões sociais, e tais eram divididas assim:

Espartanos e Espartíatas: esses ai eram indivíduos que possuíam direitos políticos, sendo o ultimo, apenas para os descendentes dos Dórios.

Hilótas: vixi.. esses ai sofriam, hein? rsrs, os hilótas eram os Escravos de Esparta, sofriam várias humilhações diárias e não tinham direito algum!  - Serviam mesmo para servir e inclusive eram Excelentes sacos de pancadas.. éé verdade rsrs, se algum espartano acordasse de mau humor(que não era raro isso) o primeiro hilota que eles vissem na frente, BUM! já era sumariamente espancado e esquartejado!  ééé pessoal, os hilótas sofriam! rs 

Periécos: esses ai eram tratados melhor rsrs.. eram pessoas livres que viviam sob a dominação dos espartiatas e se dedicavam ao artesanato e a exploração de pequenas áreas agrárias


Agora que conhecemos a divisão social, devemos conhecer o poder político espartano e suas divisões, detalhes e afins, simbora!

Diarquia: é, o sistema espartano de política era composto por dois reis que representavam as duas famílias mais importantes de esparta, tais eram: Europôntidas e os Agíadas (gravem estes nomes), tais exerciam funções religiosas e militares

ok, sabendo disso, devemos conhecer a Gerúsia, o quê ela seria?

Gerúsia: esta era uma assembléia formada por 28 ançiões e mais 2 reis(os citados acima): Cabia a eles, julgarem os infratores da lei! 

Apella: essa era a assembléia de todos os cidadãos, logo, tomavam as decisões sempre em ultima instância

Agora vamos falar do principal orgão de Esparta, é viável que os senhores(as) lembrem-se dele, pois é algo que pode cair como uma questão e complicar a nossa vida rsrs, afinal, muitos se esquecem disso...

Estou falando do:

Eforado ou simplesmente: Conselho dos Cinco Éforos: este era o principal orgão executivo do governador formado por 5 eleitos anualmente pela Apella(do povão), a função dos eleitos era fiscalizar a constituição  









Os principais pontos de Esparta, creio que estão resumidamente expostos acima, porém, se quiserem detalhes extra como: Esparta era de um sistema de Aristocracia Rural, Patriarcal, Sociedade de Caráter Militar (Adoravam uma Guerra) .. Em fim, isso eu não citei, pois subestimei que já fosse algo do conhecimento dos Senhores(as)..


Já que citamos Esparta, vamos falar agora sobre Atenas, outra grande cidade Grega! 



                                                     HISTÓRIA ANTIGA - ATENAS

Deusa Atena

Sinecismo: não podemos começar a falar de Atenas, sem antes citar o Sinecismo, que foi o processo pelo qual as comunidades da planície da Ática foram se unificando pacificamente e formando um centro político na acrópole de Atenas.. Esse processo levou a instauração de uma Monarquia

Oligarquia Aristocratica: bem, com o fortalecimento da aristocracia, fez com que a Monarquia se tranformasse numa OLIGARQUIA ARISTOCRATICA! (simples! rs) 

Vamos entrar na parte política? 

Dracon: famoso esse, não? - ele foi o primeiro legislador grego, fundou as primeiras leis escritas em Atenas; LEIS DRACONIANAS, cujas caracteristicas eram o excesso de severidade! (precisamos de uma dessas no Brasil haha)

Solon: este um pouquinho mais brando que Dracon rs.. ele fez reformas nas leis de Dracon, e tais principais reformas, citarei agora:

- amenização da severidade das leis draconianas (bunda mole! rsrs)
- Fim da escravidão por dívidas (justo!)
- Devolução das terras que haviam sido tomadas pelos credores dos seus proprietários originais (correto)
- Admissão dos TETAS (trabalhadores livres não proprietarios de terra) na Eclésia (justo!)
- Criação da Hiléia ( tribunal de justiça do qual todos os cidadãos podiam participar)

Observação extra de campo: os estrangeiros e os escravos não possuíam nenhum direito civil em Atenas! (justo!)


Excelente, agora vamos começar a falar das selvagerias em Atenas rsrs.. brincadeira, é somente a parte em que entram as Guerras, as tiranias, sistemas imperialistas... em fim, vamos entender essa parte..

Política Imperialista: graças as reformas de Solon(O bunda mole rsrs) a Grécia viveu um periodo de Paz, colocando assim, em prática, ações imperialistas contra Mégara acerca da posse de Salamina.

Informação extra: Vamos falar de uma figurinha Grega, o nome dele é:

General Pisístrato: foi um grande militar que com apoio popular, após a excelência na Batalha de Salamina, derrubou o poder Grego e instaurou sua Tirania! (apesar de tirano, foi muito bom e acima de tudo inteligente!)

- Realizações do Grande General Pisístrato:

- enfraqueceu a aristocracia através do confisco de parte de suas terras e as distribuiu para os pobres (uma reforma agrária, eu diria..)

- Montou uma colossal frota naval, objetivando a hegemonia Ateniense no mediterraneo Oriental (Sábia atitude!)





Fechamos assim essa primeira parte da história de Atenas, vamos agora introduzir a segunda parte, iniciando com o Pai da Democracia, quem é ele?


Clístenes: Pai da Democracia


 Clístenes: com a queda da Tirania, o poder foi centrado nas mãos de Clístenes, que conduziu Atenas ao caminho da Democracia..

Após isso, Clístenes se aprofundou na vida política, criou a verdadeira democracia, cuja, não seguimos no dia de hoje, rs em fim.. dando sequência na história, vamos falar das Guerras, começando por:

Guerras Médicas: não, não foi uma guerra entre médicos revoltosos com a má administração na saúde Grego e Persa rsrs.. ela tem este nome porque foi uma guerra entre Gregos ( jônios, dórios e eólios) e Medos-Persas, lembram? lá na parte 1 quando eu citei sobre os Persas, dizendo que na base da guerra se uniram com a tribo rival, que eram chamados de MEDOS, enfim, esta guerra foi nada mais que uma tentativa Persa de tomar as regiões gregas da Asia Menor e dos Balcãs, mas Perderam a guerra!

Confederação de Dellos: importantissima! é a agregação de todas as polis das ilhas do Egeu e da Anatolia, sob presidencia de Atenas; cada uma dessas Polis tinham que colaborar com tropas, navios e "Dinheiro" .. 


Portanto, se a confederação de dellos era diretamente ligada a Atenas, existia uma que era ligada a Esparta, e qual era o nome dela?

Liga do Peloponeso: que era um grupo de polis diretamente ligadas com Esparta! bem fácil, não é mesmo?


pois bem, conhecemos as 2 grandes  confederações, tanto de Esparta quanto da Grécia; agora vamos falar do Conflito que houve entre essas 2 grandes  cidades Gregas, que foi:


Guerra do Peloponeso: em resumo, seu motivo foi quando Atenas se voltou para conquistas imperialistas no ocidente e enfatizou Siracusa; logo, entrou em choque com a polis de Corinto, que agregava-se numa relação amistosa com Esparta (fazia parte da Liga do Peloponeso) .. 

Contudo, o Estopim para o conflito foi o apoio Ateniense à revolta da Corcira, que era uma colonia comandada por Corinto; é meus caros, isso foi o suficiente para o Pau quebrar e feio haha.. essa guerrinha durou apenas 28 anos, e no final, ESPARTA saiu vitoriosa!



Pois bem, chegamos ao fim! para encerrar, vamos falar resumidamente sobre o Mundo Helenistico e o que devemos saber sobre ele..


O mundo Helenístico: nada mais é do que a cultura grega evoluída fora do território grego, ressaltando que Alexandre o Grande foi um dos que mais difundiram a Cultura Helenica.


Arte Helenística


Para Liquidar de vez com a frente sobre a Grécia, falaremos sobre as Realizações Helenisticas, que foram:


Estoicismo: que era a negação de qualquer forma de validade das coisas materiais e defende total renuncia de tais; ou seja, o homem que aceita tudo, se conforma e sofre calado.


Epicurismo: em resumo, Defende o Prazer contínuo para a busca da felicidade.


É isso ai meus amigos, espero que tenham gostado deste post, resumão caprichado pra vocês! - Faço votos de bons estudos para vocês, dediquem-se e podem aguardar que vou postar muito mais resumos de história por aqui; Adoro essa matéria, me considero muito bom nela e espero ter conseguido atender as necessidades dos demais com essa elaboração!

Fiquem em Paz, AVANTE, BRASIL!

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário