terça-feira, 31 de maio de 2011

Resumo da História - Postagem para o Estudante - ROMA: Parte 2

AVANTE, CAMARADAS! - não me xinguem! haha, eu confesso que demorei demais pra atualizar, me perdoem, os estudos as vezes me engole, e ai complica! - Mas vamos ao que interessa? CONTINUAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO!


Vamos falar agora da: Crise da República Romana..

FACE: Julius Caesar



Bem, como sabemos Roma passou a ter um vasto territorio, e essa expansão territorial causou algumass pequenas (GRANDES)
contradições, que agravaram ainda mais a crise, tais era:

- os patrícios continuavam a ter efetivo monopólio político, embora não possuíssem o controle da
vida econômica que passara para as mãos dos Homens Novos que, por sua vez, não tinham uma
participação real nos processos dirigentes do Estado

- e também, o poder econômico havia se deslocado para as mãos dos Homens Novos, enquanto o poder político
continuava basicamente nas mãos dos patrícios.

Estes detalhes foram o fator principal que levou a implantação do chamado: Regime Imperial do Governo! (muito visto nos filmes)

Estas contradições citadas acima, serão bem expressivas graças ao processo de pauperização da plebe, tal transformou:


- os Plebeus em uma classe facilmente manipulavel, tudo isso graças aos processos revolucionarios que ocorriam (corrupção e afins)

Tentando se aproveitar disso, Tibério Graco, eleito tribuno da Plebe deu inicio ao:

Projeto da Reforma Agrária: tal entrou em forte oposição com os ideais dos latifundiários.

Latifundiários: estes subornaram Otavio, um tribuno da Plebe, para vetar o projeto, dito e feito, foi vetado, e de brinde
Tibério Graco foi pra VALA! haha, mataram ele!

Nesse cenário, surge Caio Graco, irmão do Falecido; que foi eleito tribuno da plebe e teimoso como era, retomou os projetos do irmão, mas antes disso, ele procurou fortalecer sua base politica, o que ele fez? - começou a apoiar inicialmente as reivindicações dos homens novos, que eram:
 

- Maior participação política e cidadania a todos os povos latinos

É, ele conseguiu, com sua politica fortalecida, ele fez a reforma agrária! porém ela foi aplicada em apenas 2 cidades:
 

- Cápua e Tarento

e também nesse contexto ele conseguiu com que fosse aprovada a LEI FRUMENTÁRIA, mas que diabo é esse? -
 

- Bem, esta dizia que os Cereais seriam distribuidos a baixos preços para a população de Roma! (justo, esse cara era populista)

resumindo a vida desse Caio Craco, ele começou a se achar o cara em Roma, com o sucesso nesses projetos, ele tentou implantar a reforma agrária nas terras de Cartago, bom, ai ele quis demais.. Cartago era considerada uma Terra amaldiçoada pelos Deuses, resultado: Seus aliados começaram a sumir do mapa, foram abduzidos por Zeus, e quando apareciam, estavam
com 74 facadas no peito, curioso isso, não? ééé, o pessoal não queria que ele mexesse em cartago, e isso fez com que Caio Graco ficasse profundamente depressivo, sozinho, e ele se matou, fim :D



Bem, após isso, os militares de Roma, generais no caso, passaram a ter muito prestígio na vida política, e nesse contexto despontou-se um tal de Sila, subalterno de um General chamado Mario..
Este ganhou fama nas tais GUERRAS SOCIAIS, que foram sucessivas revoltas dos “aliados” de Roma que reivindicavam direito de cidadania romana. Embora Sila tenha vencido essas Guerras, Roma foi obrigada a conceder a cidadania para seus aliados

Sila se tornava importante no cenário romano, tentaram transforma-lo em um monarca, porém ele preferiu se afastar da vida politica, e veio a falecer no ano seguinte.

Com sua morte, apareceu 2 figuras carimbadas de Roma,Crasso e Pompeu

Reformas de Crasso e Pompeu:
 

- Bem, estes já entraram chutando o balde, acabou com os privilégios do senado que Sila havia concedido

- Devolveu os poderes dos Tribunos da Plebe

- E fizeram com que os cargos nos Tribunais passassem a ser distribuídos de forma eqüitativa entre os diversos estratos sociais.

Nesse periodo, Pompeu recebeu super poderes, sim, podemos chamar assim! ele era o cara, mandava em tudo, e ordenou que acabassem com a pirataria que acontecia no mediterrâneo.

Na mesma epoca, o seu Júlio Cesar, já citado na unidade 1 resumidamente, despontava em sua carreira política, começou como pontifice máximo, Pretor, Protetor na peninsula ibérica, até chegar a ser Cônsul! ééé, ele não foi imperador!!!

Esta fase da história marca o PRIMEIRO TRIUNVIRATO ROMANO, éé, já ouviram falar disso né?

Primeiro Triunvirato Romano: formado por: Pompeu, Crasso e Julio cesar, o triunvirato nada mais é que 3 homens em igualdade política comandando um reino


Primeiro Triunvirato

 

Conferência de Luca: bem, esta organizou o triunvirato, onde cada um ficou com o comando de uma região:

- Pompeu com a Ibéria
- Júlio Cesar com a Gália
- Crasso com a Síria

Beleza, resumindo: De repente Crasso morreu! - isso desencadeou uma concorrência entre Pompeu e Júlio Cesar, e o senado confiou a Pompeu a Defesa da Republica para tentar acabar com as ambições de Cesar, sendo assim, Cesar juntou suas tropas da Gália e invadiram a Itália, fato que obrigou com que o senado inteiro e Pompeu, se evadissem para Grécia, onde  na BATALHA DE FARSÁLIA, Cesar os derrotou.

E o Pompeu? - bem, esse fugiu pro Egito e foi morto pelo faraó Ptolomeu, e seu Julio Cesar conspirou contra Ptolomeu, e Colocou a Musa da antiguidade, CLEÓPATRA, no poder do Egito!

Fechou, esse foi o momento de Júlio Cesar, a partir dai ele concentrou os poderes em suas mãos e tornou-se:

- Sumo Pontífice, ele tinha a chefia suprema da religião;
- Ditador Perpétuo, ele podia promover alterações na Constituição;
- Censor Vitálicio, ele podia escolher os senadores;
- Cônsul vitalício dava-lhe o “imperium”, ou seja, o comando militar em Roma e nas províncias

Caramba, quanta coisa não? - rs, e ele também assumiu a posição de Tribuno da Plebe Vitalícia, ele se tornava sacrossanto e inviolável, assim como tinha o direito de veto sobre qualquer medida do Senado ou das Assembléias, isso ficou conhecido como: Ditadura de César.

Para por um fim nessa parte de Cesar, vamos resumir os pontos falando de suas reformas:

REFORMAS DE JÚLIO CESAR:
- o número de cidadãos com direito à "Política do Pão e Circo" foi reduzido

- os proprietários de terra foram obrigados a empregar trabalhadores livres

- vastas áreas do “Ager Públicus” foram submetidas a processos de reforma agrária

- o calendário foi reformulado, tendo sido introduzido, a cada quatro anos, um ano bissexto

- o direito de cidadania foi estendido a todos os homens livres das províncias

- os governadores das províncias passaram a ser nomeados diretamente por ele

É, esse cara foi foda! haha

Detalhe sobre a vida política de Júlio Cesar: Bom pessoal, como podemos ver, ele se preocupou em reduzir cada vez mais os poderes dos patrícios e favorecer os homens novos e os plebeus, essas classes então, era sua base de apoio, ele era bem popular!

Com todo este apoio, Cesar tentou estabelecer sua hereditariedade no poder, que significaria o fim da República e inicio de sua monarquia (Ohh, enfim ele se tornaria imperador)
porém, Cássio e Brutus, defensores da republica e comandandos pela elite patricia, conspiraram contra cesar e mataram ele..

Não pensem que os assassinos assumiram o poder, não, eles não assumiram; graças a Marco Antonio, após ler o testamento de Julio Cesar em público que dizia que sua fortuna era totalmente destinada a ser distribuida ao povo, os conspiradores foram chacinados e os que não foram, sumiram do mapa! hahaha, demais não? 

Depois de Júlio Cesar, Otávio, seu sobrinho herdaria o trono, porém entrou em atrito com Marco Antonio, fato que levou a firmação do acordo do  Segundo Triunvirato Romano, formado por: Otávio, Marco Antonio e Lépido, este que era um banqueiro rico de Roma!

Sobre o Segundo Triunvirato é bom saber:

Acordo de Brindisi: Bem este separava os dominios entre os 3 caboclos, que ficou sendo: Marco
Antonio ficou com o Oriente, Lépido com a África e Otávio com o Ocidente, sendo que a Itália foi
considerada neutra.

Em uma manobra politica, o seu Otávio deu sua irmã como esposa de Marco Antonio, tentando assim, por um fim na rivalidade entre eles.. Há, mas isso não colou, seu Marcão lá no Egito, começou a se engraçar com a Cleo! resultado, se separou da irmã do Otávio e "Creu" na Cleo! hahaha

Bem, isso deixou Otávio profundamente revoltado! onde já se viu? acabou com a honra de sua irmã e de sua família, isso não é justo! o que ele fez?

Montou um exército e foi descer a lenha no Marco Antonio, e o venceu na BATALHA DE ÁCIO(perto da Grécia), nesse meio tempo, enquanto as tropas de otavio,
aniquilavam as de Marco antonio, ele e sua amada, Cleopatra se suícidavam felizes pela eternidade...


 

Assim sendo, Otávio fez do Egito sua conquista particular, se apoderou do tesouro dos faraós e fez de Roma ainda mais rica e com um poderoso e temido exército,
tal fato, daria inicio ao chamado: ALTO IMPERIO, periodo que vamos falar na Próxima atualização, e por favor, me perdoem se eu demorar para postar rsrs..

No mais, bons estudos pessoal, AVANTE, BRASIL!


Nenhum comentário:

Postar um comentário