quinta-feira, 7 de abril de 2011

Infância! - Meu primeiro sonho: Ser Militar!





Avante, Camaradas! Tudo certo? – bem, que tal nós voltarmos alguns anos atrás? Ou quem sabe, alguns bons anos atrás, dependendo da sua idade; Sim, hoje o assunto é: Infância!
Que época boa, não? Não tínhamos obrigações, não tínhamos “estress”, tudo era perfeito, o mundo girava em perfeita harmonia com nosso pensamento: Hoje eu sou o super homem, amanhã serei o Batman, rsrs, não existia impossibilidades, sonhávamos e logo colocávamos em prática, sim, a maioria das crianças é idealista, e um dia li um provérbio chinês que dizia: “O grande homem é aquele que não perdeu a candura de sua infância” .. Grande frase, não é mesmo? – pois é, estive pensando sobre ela, e cheguei a conclusão: Ela é a mais pura verdade!





Vou citar um pouco da minha vida, e tenho certeza que ela não foi muito diferente da maioria dos jovens de hoje em dia e adultos; vamos lá: “O grande homem é aquele que não perdeu a candura de sua infância”,  certo... mas o que isso tem a ver com você Comte? Alias, o que isso tem a ver comigo e com as demais pessoas? – vamos lá, senta que lá vem a história! Rsrs... Um dia, fui criança; posso dizer que tive uma infância bem alegre, e de tantas coisas boas ocorridas nessa época, o que marcou minha vida para sempre foi o meu primeiro sonho! – Eu me lembro como se fosse hoje, tinha 4 anos de idade, e desde então, tinha muitos brinquedos do tipo: Hominhos de guerra, carrinhos de policia e afins; e lembro de um dia muito especial, estava eu, deitado no sofá assistindo Tv e meu pai ao lado, quando eu vi um comercial que mostrava um soldado do exército atravessando um rio com uma corda e toda aquela propaganda de caráter militar, convocando os jovens de 18 anos para o alistamento; Bem, naquela época eu só tinha 4 anos, olhei para meu pai e disse: Pai, me leva lá amanhã para me alistar? – ele sorriu e disse que ainda não era meu tempo! – Chateado com a resposta, perguntei: Mas quando eu estiver “grandão” eu vou poder ser igual aquele soldado? – Meu pai colocou o sorriso na ponta das orelhas, e altivo, respondeu: “Mas é claro, meu filho, você será um grande militar, assim como este que você viu, eu darei o maior apoio a você!”

Meu(inha) amigo(a), vocês não sabem o poder que há em uma palavra de incentivo dita a uma criança, quando expõe seu Sonho. A partir deste dia, minha vida mudou! Se até “ontem” eu brincava com meus soldadinhos e dizia ser o “super-homem”, me fiz pleno, olhei para o espelho e disse: Sou um Soldado! – Sim, para uma meia dúzia de ignorante que possa vir a ler este post, ao ler “soldado” pode falar: “Poxa vida, onde esta sua ambição? Quer ser comandado por todos?” – Meus caros, se porventura os senhores(as) tiveram este equivoco, eu vós explico: Para mim, O soldado é a personificação do “Ser militar”, a patente não existe, o que existe dentro de cada um de nós é o espírito militar, o nosso “Eu militar”, nossa conduta; e digo mais aos senhores(as), não existe militar sem o espírito de um Bravo soldado valoroso, tanto é que algumas frases de escolas de formação de oficiais militares, como exemplo:  AMAN, diz:Cadete, ides comandar, aprendei a obedecer!” ou seja, não importa sua posição, dentro de uma hierarquia militar, o respeito a seu próximo e a obediência é fundamental para todos!

 


Voltando ao assunto.. dizia eu que me tornei um “Soldado” a partir daquele momento, sim é verdade! Este meu sonho foi a salvação para meus pais, rsrs, pois é, todos nós sabemos que a criança tem vários períodos diabólicos(dependendo de cada criança, mas no geral, todos tem uma fase maldita rss), mas então, agora eu estava sob julgo do meu sonho, quando eu não queria comer minha mãe olhava para mim e dizia: “Olháá, se não comer não vai ficar forte, e como você vai querer ser um Soldado? Fracote? Como vai defender o seu país?” .. É, e dava certo! Engordei 5kg em uma semana! (brincadeira, hahaha)
Pois bem, meus 4 anos de idade se foram, e chegou a hora de ir para escola! - Ahh como foi bom meu primeiro dia de aula! - Lembro que eu vestia um tênis todo preto, um short curto e Verde e uma Camisa branca,rsrs estava bem a caracter, não? rs. Acompanhado de minha mãe, chegamos até a entrada da escola, olhei para dentro e vi um cenário de horror, várias crianças chorando, algumas surravam suas mães, rs, sim, surravam e gritavam, xingavam-nas de bruxa e perguntava o porque estavam fazendo aquilo com elas; rsrs, e eu, sem proferir nenhuma palavra. Assustada com meu silêncio diante de tanto terror, minha mãe olhou e disse: " Filho, você quer voltar pra casa? a mamãe volta com você amanhã"; amigos(as), eu olhei para ela, soltei de sua mão, e disse: "Pode me deixar aqui, dê minha lancheira!" (rsrs afinal, como o soldado vai ficar sem suprimento?") - E lá se foi o Soldado, para sua Primeira missão! - Eu sempre quis ir para escola, era frustrante para mim ter tantos livros de história em casa e não poder ler por não saber rs, eu ficava apenas olhando as imagens e tentando imaginar o que se passava, era um grande passatempo, rsrs..
 

O primeiro dia se passou, a pré escola se foi, dei sequência aos estudos, e digo a vocês: O momento em que me sentia "mais militar" dentro da escola, Era na Sexta feira! - Sim, e não era porque no dia seguinte era sábado, não rs, a Sexta era um dia Sagrado, era quando tocava o sinal para entrar pra aula, no entanto, neste dia, o primeiro sinal era para todos ficarem reunidos em ORDEM no pátio, porque seria executado o Hino Nacional Brasileiro! ahh, ai era emocionante, eu, com aquele físico exemplar(muito magro(estilo cão de guerra rs) ficava em formação, e cantava com fervor o nosso sagrado hino, que saudades que tenho dessa época!








Minha Quarta Série: Bem pessoal, gostaria de "dar" ênfase maior nessa parte, pois foi na quarta serie que tudo ficou muito claro para mim, onde aprendi realmente os primeiros conceitos Cívicos, morais, sociais, de como ser um cidadão de verdade, um idealista, como agir diante das desigualdades na sociedade e mais, aprendi a crescer com consciência! – Eu não sei os senhores(as), mas eu, estudei minha vida inteira em escola estadual, e toda quarta série tinha aulas com Militares do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar, o famoso programa PROERD! – Que maravilha era este programa, lembro que tive aulas com um Sargento da Policia Militar. As aulas eram na terça-feira, para muitos “amiguinhos” de sala, aquela aula significava: Não ter que aturar a professora velha falando sobre Brasil colônia, mas para mim, aquela aula era a oportunidade de aprender o que meu “Eu” dizia ser a “mim”, “Sou militar” “Sou um soldado”. Pois é, era fascinante as aulas, eu sempre fazia perguntas e era o primeiro a me voluntariar para as aulas que necessitavam de algum “cobaia”, no bom sentido, é claro rsrs.. Eu algumas vezes vi alguns pais na saída da escola, comentando: “éé, esse negócio de PROERD não serve pra nada, o meu filho só esta perdendo aula” .. Quanta ignorância! – hoje eu tenho 20 anos e lembro até da música que cantamos no dia da Formatura do Curso: essa é só pra quem lembra: “Proerd, é um programa; Proerd, é a solução; Lutando, contra as drogas; Ensinando a dizer, NÃO! (SIM) – Ahh, quantas vezes eu peguei os pentelhos nos dias de ensaio falando, SIM ao invés de NÃO no final da canção; já começava o sermão infantil rsrs, ai o Sargento se aproximava, perguntava o que estava acontecendo, e logo explicava os motivos, a importância de se cantar certo, e o principal, reforçava mais uma vez o que ele já havia nos ensinado, em resumo: Devemos driblar o caminho das Drogas e da Violência. Sem dúvida alguma, esse programa merece um grande destaque em minha jornada escolar!

Que tal resumirmos e fazer um balanço geral de tudo? Rs, vamos lá: Camaradas, acredito que todos nós já tivemos um sonho em nossa infância, e o meu foi: Ser militar! – Como despertou isso em mim? Sinceramente não sei definir isso, a propaganda de alistamento militar é a única coisa que me lembro, porém, é isso que sou, é isso que me faz ser uma pessoa feliz com meus ideais! – Amigos(as), eu vós digo, é muito fácil falar para si: Eu sou um Soldado, porém é muito difícil agir como tal em seu dia a dia, respeitando regras, policiando seus atos, enfim, sendo um cidadão de Bem! – Também digo que é muito Fácil falar: “Ah, quero ser militar”, porém, é muito difícil você se manter por anos e anos estudando em prol do seu ideal! – Eu já estou indo para meu quarto ano de estudos; estudo todos os dias, sou dedicado! Porém, qual a explicação para minhas sucessivas reprovações? Falta de estudo? Negativo, eu estudo e muito! – eu evito ficar caçando desculpas para minhas quedas, dentre todas missões que tive em minha vida, em minha formação como Homem, idealista e Soldado! Sem dúvidas, essa está sendo a mais desgastante, a que mais me perturba o sono, a que mais exige do meu “Eu militar”, por que, amigo, o BOM aluno para uma escola militar, é péssimo; e o excelente é apenas bom; e tenho plena convicção que no final, essa missão será a mais Gloriosa de todas, porque é ela que me levará ao futuro que aquela criança um dia sonhou.
 

Portanto, se você, assim como eu, tem este grande sonho, e por motivos particulares ainda não atingiu seus objetivos, JAMAIS DESISTA! – Lembre-se sempre da Criança que há em você, a Pureza de suas palavras. Não decepcione aquele menino(a) que sorridente contou a seu pai o seu Primeiro, Grande e Valoroso Objetivo de Vida, SER MILITAR! ... AVANTE, BRAVOS CAMARADAS; AVANTE BRASIL! 








Bate-Papo:( Esta vendo como ficou claro o provérbio chinês? "O grande homem é aquele que não perdeu a candura de sua infância". Pois é, tomando minha experiência, como exemplo; hoje, eu acredito sempre nos sonhos de uma criança, e procuro corrigi-las quando o que elas falam, foge dos padrões morais; enfim, incentive sempre o sonho de uma criança, dê sua palavra de apoio, ela se sentirá mais forte! - E se você conhecer ou tiver uma criança dentro de sua casa, que não tenha um SONHO, ajude-a, faça uma caridade por ela! - Plante no coração dela, algo que naturalmente nasceu em seu peito; IDEALISMO!)




Agracedimento: agradeço ao camarada Felipe Sabugo, 20 anos, que gentilmente pediu que este tema fosse abordado no blog!

 

2 comentários:

  1. Mais um bom post, como é de praxe. Sim , é muito importante conscientizar e apoiar as crianças em seus sonhos. Afinal, quem faz o futuro senão as crianças? Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Aqueles grandoes fardados, para mim eram super-herois rs, dando aula do proerd.A parte da propagando me fez pensar e recordar aquele bom tempo de criança, sobre a propaganda aqueles soldados me despertava aos poucos uma força dentro de mim, resumidamente hoje não vejo outro sentido a não ser estar no meio militar.

    Porém, não importa qual seu sonho, sonhos são muito importantes, são eles que movem nossa vida, nos da aquela alegria ao acordar, aquela força interior, entao camaradas siga e persista qual seja seu sonho.

    boa contribuição amigo, continue.

    abraço, e AVANTE!

    ResponderExcluir