terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de abril - Dia do Exército Brasileiro!

                                           AVANTE, EXÉRCITO BRASILEIRO!








É com muita Honra que venho fazer o post de hoje, dia 19 de Abril. Dia do Glorioso Exército Brasileiro! - Braço Forte - Mão Amiga! Vamos falar um pouco da história ?




"Fusão de raças, Forte semente", talvez este trecho do belíssimo Hino de Guararapes expresse resumidamente o que é nossa Pátria, nosso Brasil e o Soberano Exército Brasileiro. Na data de 19 de abril de 1648, nasceu o Exército Brasileiro,  formado bravamente por portugueses, mazombos (descendentes de portugueses nascidos no Brasil), índios e negros, que uniram-se para expulsar o invasor de nossas terras, tais eram: Os Holandeses!
 A Holanda no século 17 possuia a maior potência naval do mundo e um poderoso exército, bem municiados, equipados, treinados (experiência em outras batalhas) e uma poderosissíma Artilharia; e o nosso Brasil? - Áhh.. Meus caros, o Brasil possuia menos de um terço da quantidade de combatentes dos inimigos, e além de tudo lutavam descalços e sem camisa, munidos apenas de espadas e facões e a principal arma Brasileira: EMBOSCADAS!

Pois é meus amigos(as), o Brasileiro é forte, é valente! - Acima de tudo Sábio! - podiamos estar em total desvantagem no contingente e demais fatores; porém, nós tinhamos algo que o inimigo jamais teria: Identidade Nacional! - Somos Brasileiros, e conheciamos mais do que qualquer invasor à nossa topografia do cenário de guerra, e tal vantagem foi aproveitada com perspicácia, não há potência que pudesse resistir; O elemento Surpresa: Brasileiros ao Ataque!

"Braço forte, defesa destemida, Na coragem, lealdade e confiança, Ao irmão a mão amiga estendida."


 Tal "elemento surpresa" é comumente conhecido como: Táticas de Guerrilha; e naquela época tinhamos nosso "Mestre das Emboscadas", nosso primeiro  "Guerreiro das Forças Especiais do Exército Brasileiro", exímio conhecedor das técnicas de combate indígena; seu nome: Antônio Dias Cardoso, que a convite do Governado-geral Antônio Telles da Silva, ficou encarregado de liderar a Batalha do Monte das Tabocas, tal foi a mais decisiva para inverter o curso da história holandesa no Brasil; essa batalha abriu a campanha da "Restauração" e mostrou sua viabilidade militar, além de provocar a adesão de outras províncias. A Batalha do Monte das Tabocas contou com uma força de 1200 mazombos insurretos munidos de armas de fogo, foices, paus e flechas; que lutaram com "apenas" 1900 holandeses, como previamente dito, Muito mais equipados e treinados que os Brasileiros. Esta emboscada derrotou os  1900 holandeses, que estavam desorientados em combates, pois eram acostumados com batalhas abertas(frontais) comuns na europa, com o uso direto das pesadas artilharias, e no Brasil? Como fazer isso? -  A Holanda se perguntava:"De onde surgiam aquele bando de selvagem?" - Pois é ,Companhia das Indias Orientais! - Os senhores provaram da Força do Poderoso Exército Brasileiro! 

E foi assim até a total expulsão dos Holandeses da Região Nordeste do Brasil, nas duas Batalhas de Guararapes. As mesmas táticas foram usadas; com o combate corpo a corpo, oriundo das táticas de guerrilha, o Exército Brasileiro desferiu a maior derrota da história dos combates da Holanda! - Tão mais vergonhoso do que a Derrota dos EUA para o Vietnam! (apenas uma comparação rs)..

Portanto, nesta Data tão especial, 19 de abril de 2011; Eu, como admirador e futuro militar, venho Saudar o Soberano Exército Brasileiro pelos seus 363 anos de Glórias!  

AVANTE, EXÉRCITO BRASILEIRO! - AVANTE, BRASIL! 

SOBERANIA NACIONAL: AVANTE, EXÉRCITO BRASILEIRO!
 


Deixo aqui aos senhores(as) leitores, sites relacionados ao Exército Brasileiro; caso queiram ler mais sobre, se informar dos concursos que o exército oferece, saber o que é o exército, em fim, é sempre de grande vália!


 www.exercito.gov.br
                                                www.espcex.ensino.eb.br      
                                                 www.esa.ensino.eb.br
                                                  www.esaex.ensino.eb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário