AVANTE, CAMARADAS!
Hoje quero tratar de um tema recente que tenho certeza que já faz parte do conhecimento de todos, que foi o caso do Motim dos Bombeiros do Rio de Janeiro.
Ok, para um leitor mais desinformado, deixo claro alguns pontos (ou apenas O Ponto) que foi crucial para o inicio de tal "revolta" - tal foi: SALÁRIO!
Pois é pessoal, militar no Brasil não ganha bem, a não ser que seja um corrupto (mas neste caso, é um vagabundo, e não podemos qualifica-lo como militar) - Se o camarada trabalha honestamente, cumpre seu dever para com a sociedade, respeita as hierarquias internas e externas do seu meio, otimo, ele é só mais um no meio de tantos; é assim que consigo enxergar a situação destes, que parece que estão cada vez mais jogados nas lacunas do esquecimento.
Eu vós pergunto: Quanto vale a sua vida? - bem, eu não saberia dizer quanto vale a minha, porém sei que ela NÃO TEM PREÇO! contudo, vem a questão: Quanto vale para salvar uma vida? quanto devo receber para zelar com competência pelo meu próximo?
Talvez seria esta pergunta que os líderes do Estado do Rio de Janeiro deveriam fazer para seus Bombeiros e Militares de outras Forças; afinal, tendo em vista que o salário de um soldado de inicio de carreira segundo uma pesquisa que eu fiz pelo google (pai google rsrs) chega a R$ 1.092,37 e após todos aqueles descontos de costume, um bombeiro recém-formado em início de carreira fica com apenas R$ 950, e mais, ele não tem direito a vale transporte! que seria o mínimo a fornecer, porque vocês acham mesmo que com 950 reais em mãos, aluguel para pagar, impostos, água, luz, alimentação(sua, da esposa e dos filhos), ACREDITAM AINDA QUE SOBRA DINHEIRO PARA FINANCIAR UMA MOTINHA? OU UM CARRINHO?
Meus amigos(as), é lindo ver o trabalho de um bombeiro, não estou puxando o saco não, mas os camaradas sentem prazer em fazer o que fazem, eu infelizmente já presenciei acidentes e pude acompanhar a atuação do corpo de bombeiros, é digna de aplausos, eles PRESTAM O SOCORRO! independente se você é rico ou pobre, não visão bens materiais e sim, A VIDA DO SEU PRÓXIMO!
E nesta questão alguns críticos que se opõe a ideia de um salário justo aos bombeiros, podem questionar: "Já que gostam tanto do que fazem, não deveriam reclamar do salário". Pois é né? mas como viver sem um salário digno?
Deixo claro que não apoio em nenhum momento a ação infratora dos bombeiros que invadiram o quartel e que fizeram parte direta ou indireta do Motim; mas consigo acreditar que tal ato é fruto de um desespero de cada um deles, acompanhei pela globo news as imagens ocorridas no dia da revolta e pude perceber um total descontrole dos revoltosos, a ponto de chegar alguém e perguntar: Porque vocês estão fazendo isso? - bem, era capaz que até eles não teriam resposta para isso, ou seja, Foi uma luta sem causa; e que luta é essa? Brasileiros contra Brasileiros? O que esta errado?
O próprio Comandante geral da Pm do Rj, tentou fazer uma "negociação" para que não houvesse a invasão do local, evitando assim uma possível desgraça maior; mas vimos que não foi isso que ocorreu, 439 bombeiros foram presos.
Se analisarmos a situação friamente, e se bem conheço o Brasil, esses infelizes homens só teriam sua causa divulgada em grande escala na mídia, se ocorresse o que ocorreu: UMA TOTAL DESORDEM! - parece que aqui neste país, tudo que é errado é bonito para se ver.
Todos nós sabemos que o soldado/cabo, são os que ganham menos numa hierarquia MILITAR, porém, convenhamos que eles são os que mais trabalham, a operacionalidades desses 2 cargos é constante; e quem aqui concorda que o Salário deveria ter o preço do seu esforço? - Isso não é nenhuma teoria Marxista, até deixo claro que não me simpatizo nenhum pouco por esse cidadão, mas sou a favor das "COISAS JUSTAS".
Com 950 reais de salário, com família pra cuidar, eu garanto: O camarada passa FOME! - Queria ver um Governador, ou Político que seja desse Brasilzão, cumprir os deveres diários de um Bombeiro ou Militar que seja; eu garanto, NÃO CUMPRE! - Se querem uma tropa bem preparada, dê as 3 bases fundamentais para isso, PRIMEIRO: Uma boa remuneração aos guerreiros; nenhum militar entra na corporação pensando em ficar rico as custas do Governo, mas também nenhum deles entram com pensamento de passar necessidades financeiras; Oh governador, 950 reais não da né? 2300 estaria de bom tamanho, podendo assim ser engolido uma porcentagem disso, que saísse 2000 livres na mão do militar, tenho certeza, o Estado teria uma tropa Motivada para trabalhar! - SEGUNDO: Bons equipamentos, pq afinal, o pedreiro precisa da massa, da "pá", cimento e afins, o padeiro da farinha, fermento, um forno ideal para assar os pães, e o militar? Em foque o bombeiro, precisa do Básico, Viaturas em bom estado, com os melhores equipamentos para resgate, Mangueiras sem rasgos; ou seja, imagine que o condomínio de algum político pegue fogo, e o bombeiro do RJ vai lá apagar, e de repente, eles chegam lá e percebem que o caminhão esta sem água? hahahaha, seria muito engraçado isso, não? é, CLARO QUE NÃO! Pense apenas que eu, você e VOCÊS!!! precisamos deles, seja para nós ou para os nossos... e para concluir, TERCEIRO: Respeito! é meus caros, eu já ouvi aquela frase: "Soldado bom é soldado moita", muitos interpretam essa frase como sendo aquele Soldado que nunca questiona, sempre cumpre as ordens, pois bem, tem que ser assim, missão dada é missão cumprida; no entanto, em casos como este que ocorreu, não seria o melhor a ser feito, alguém de autoridade máxima ter ouvido o que os bombeiros tinham a reivindicar? Se isso foi feito, foi muito mal feito, porque se tivesse funcionado, não teria ocorrido MAIS ESTA VERGONHA EM NOSSO PAÍS!
Um governador ganha em média, no papel ao menos, 14,5 mil e um