terça-feira, 31 de maio de 2011

Resumo da História - Postagem para o Estudante - ROMA: Parte 2

AVANTE, CAMARADAS! - não me xinguem! haha, eu confesso que demorei demais pra atualizar, me perdoem, os estudos as vezes me engole, e ai complica! - Mas vamos ao que interessa? CONTINUAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO!


Vamos falar agora da: Crise da República Romana..

FACE: Julius Caesar



Bem, como sabemos Roma passou a ter um vasto territorio, e essa expansão territorial causou algumass pequenas (GRANDES)
contradições, que agravaram ainda mais a crise, tais era:

- os patrícios continuavam a ter efetivo monopólio político, embora não possuíssem o controle da
vida econômica que passara para as mãos dos Homens Novos que, por sua vez, não tinham uma
participação real nos processos dirigentes do Estado

- e também, o poder econômico havia se deslocado para as mãos dos Homens Novos, enquanto o poder político
continuava basicamente nas mãos dos patrícios.

Estes detalhes foram o fator principal que levou a implantação do chamado: Regime Imperial do Governo! (muito visto nos filmes)

Estas contradições citadas acima, serão bem expressivas graças ao processo de pauperização da plebe, tal transformou:


- os Plebeus em uma classe facilmente manipulavel, tudo isso graças aos processos revolucionarios que ocorriam (corrupção e afins)

Tentando se aproveitar disso, Tibério Graco, eleito tribuno da Plebe deu inicio ao:

Projeto da Reforma Agrária: tal entrou em forte oposição com os ideais dos latifundiários.

Latifundiários: estes subornaram Otavio, um tribuno da Plebe, para vetar o projeto, dito e feito, foi vetado, e de brinde
Tibério Graco foi pra VALA! haha, mataram ele!

Nesse cenário, surge Caio Graco, irmão do Falecido; que foi eleito tribuno da plebe e teimoso como era, retomou os projetos do irmão, mas antes disso, ele procurou fortalecer sua base politica, o que ele fez? - começou a apoiar inicialmente as reivindicações dos homens novos, que eram:
 

- Maior participação política e cidadania a todos os povos latinos

É, ele conseguiu, com sua politica fortalecida, ele fez a reforma agrária! porém ela foi aplicada em apenas 2 cidades:
 

- Cápua e Tarento

e também nesse contexto ele conseguiu com que fosse aprovada a LEI FRUMENTÁRIA, mas que diabo é esse? -
 

- Bem, esta dizia que os Cereais seriam distribuidos a baixos preços para a população de Roma! (justo, esse cara era populista)

resumindo a vida desse Caio Craco, ele começou a se achar o cara em Roma, com o sucesso nesses projetos, ele tentou implantar a reforma agrária nas terras de Cartago, bom, ai ele quis demais.. Cartago era considerada uma Terra amaldiçoada pelos Deuses, resultado: Seus aliados começaram a sumir do mapa, foram abduzidos por Zeus, e quando apareciam, estavam
com 74 facadas no peito, curioso isso, não? ééé, o pessoal não queria que ele mexesse em cartago, e isso fez com que Caio Graco ficasse profundamente depressivo, sozinho, e ele se matou, fim :D



Bem, após isso, os militares de Roma, generais no caso, passaram a ter muito prestígio na vida política, e nesse contexto despontou-se um tal de Sila, subalterno de um General chamado Mario..
Este ganhou fama nas tais GUERRAS SOCIAIS, que foram sucessivas revoltas dos “aliados” de Roma que reivindicavam direito de cidadania romana. Embora Sila tenha vencido essas Guerras, Roma foi obrigada a conceder a cidadania para seus aliados

Sila se tornava importante no cenário romano, tentaram transforma-lo em um monarca, porém ele preferiu se afastar da vida politica, e veio a falecer no ano seguinte.

Com sua morte, apareceu 2 figuras carimbadas de Roma,Crasso e Pompeu

Reformas de Crasso e Pompeu:
 

- Bem, estes já entraram chutando o balde, acabou com os privilégios do senado que Sila havia concedido

- Devolveu os poderes dos Tribunos da Plebe

- E fizeram com que os cargos nos Tribunais passassem a ser distribuídos de forma eqüitativa entre os diversos estratos sociais.

Nesse periodo, Pompeu recebeu super poderes, sim, podemos chamar assim! ele era o cara, mandava em tudo, e ordenou que acabassem com a pirataria que acontecia no mediterrâneo.

Na mesma epoca, o seu Júlio Cesar, já citado na unidade 1 resumidamente, despontava em sua carreira política, começou como pontifice máximo, Pretor, Protetor na peninsula ibérica, até chegar a ser Cônsul! ééé, ele não foi imperador!!!

Esta fase da história marca o PRIMEIRO TRIUNVIRATO ROMANO, éé, já ouviram falar disso né?

Primeiro Triunvirato Romano: formado por: Pompeu, Crasso e Julio cesar, o triunvirato nada mais é que 3 homens em igualdade política comandando um reino


Primeiro Triunvirato

 

Conferência de Luca: bem, esta organizou o triunvirato, onde cada um ficou com o comando de uma região:

- Pompeu com a Ibéria
- Júlio Cesar com a Gália
- Crasso com a Síria

Beleza, resumindo: De repente Crasso morreu! - isso desencadeou uma concorrência entre Pompeu e Júlio Cesar, e o senado confiou a Pompeu a Defesa da Republica para tentar acabar com as ambições de Cesar, sendo assim, Cesar juntou suas tropas da Gália e invadiram a Itália, fato que obrigou com que o senado inteiro e Pompeu, se evadissem para Grécia, onde  na BATALHA DE FARSÁLIA, Cesar os derrotou.

E o Pompeu? - bem, esse fugiu pro Egito e foi morto pelo faraó Ptolomeu, e seu Julio Cesar conspirou contra Ptolomeu, e Colocou a Musa da antiguidade, CLEÓPATRA, no poder do Egito!

Fechou, esse foi o momento de Júlio Cesar, a partir dai ele concentrou os poderes em suas mãos e tornou-se:

- Sumo Pontífice, ele tinha a chefia suprema da religião;
- Ditador Perpétuo, ele podia promover alterações na Constituição;
- Censor Vitálicio, ele podia escolher os senadores;
- Cônsul vitalício dava-lhe o “imperium”, ou seja, o comando militar em Roma e nas províncias

Caramba, quanta coisa não? - rs, e ele também assumiu a posição de Tribuno da Plebe Vitalícia, ele se tornava sacrossanto e inviolável, assim como tinha o direito de veto sobre qualquer medida do Senado ou das Assembléias, isso ficou conhecido como: Ditadura de César.

Para por um fim nessa parte de Cesar, vamos resumir os pontos falando de suas reformas:

REFORMAS DE JÚLIO CESAR:
- o número de cidadãos com direito à "Política do Pão e Circo" foi reduzido

- os proprietários de terra foram obrigados a empregar trabalhadores livres

- vastas áreas do “Ager Públicus” foram submetidas a processos de reforma agrária

- o calendário foi reformulado, tendo sido introduzido, a cada quatro anos, um ano bissexto

- o direito de cidadania foi estendido a todos os homens livres das províncias

- os governadores das províncias passaram a ser nomeados diretamente por ele

É, esse cara foi foda! haha

Detalhe sobre a vida política de Júlio Cesar: Bom pessoal, como podemos ver, ele se preocupou em reduzir cada vez mais os poderes dos patrícios e favorecer os homens novos e os plebeus, essas classes então, era sua base de apoio, ele era bem popular!

Com todo este apoio, Cesar tentou estabelecer sua hereditariedade no poder, que significaria o fim da República e inicio de sua monarquia (Ohh, enfim ele se tornaria imperador)
porém, Cássio e Brutus, defensores da republica e comandandos pela elite patricia, conspiraram contra cesar e mataram ele..

Não pensem que os assassinos assumiram o poder, não, eles não assumiram; graças a Marco Antonio, após ler o testamento de Julio Cesar em público que dizia que sua fortuna era totalmente destinada a ser distribuida ao povo, os conspiradores foram chacinados e os que não foram, sumiram do mapa! hahaha, demais não? 

Depois de Júlio Cesar, Otávio, seu sobrinho herdaria o trono, porém entrou em atrito com Marco Antonio, fato que levou a firmação do acordo do  Segundo Triunvirato Romano, formado por: Otávio, Marco Antonio e Lépido, este que era um banqueiro rico de Roma!

Sobre o Segundo Triunvirato é bom saber:

Acordo de Brindisi: Bem este separava os dominios entre os 3 caboclos, que ficou sendo: Marco
Antonio ficou com o Oriente, Lépido com a África e Otávio com o Ocidente, sendo que a Itália foi
considerada neutra.

Em uma manobra politica, o seu Otávio deu sua irmã como esposa de Marco Antonio, tentando assim, por um fim na rivalidade entre eles.. Há, mas isso não colou, seu Marcão lá no Egito, começou a se engraçar com a Cleo! resultado, se separou da irmã do Otávio e "Creu" na Cleo! hahaha

Bem, isso deixou Otávio profundamente revoltado! onde já se viu? acabou com a honra de sua irmã e de sua família, isso não é justo! o que ele fez?

Montou um exército e foi descer a lenha no Marco Antonio, e o venceu na BATALHA DE ÁCIO(perto da Grécia), nesse meio tempo, enquanto as tropas de otavio,
aniquilavam as de Marco antonio, ele e sua amada, Cleopatra se suícidavam felizes pela eternidade...


 

Assim sendo, Otávio fez do Egito sua conquista particular, se apoderou do tesouro dos faraós e fez de Roma ainda mais rica e com um poderoso e temido exército,
tal fato, daria inicio ao chamado: ALTO IMPERIO, periodo que vamos falar na Próxima atualização, e por favor, me perdoem se eu demorar para postar rsrs..

No mais, bons estudos pessoal, AVANTE, BRASIL!


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Resumo da História - Postagem para o Estudante - ROMA: Parte 1

Avante, Camaradas! - Vamos estudar mais um pouco? rs .. pessoal, peço desculpa se porventura os senhores(as) não estejam gostando dos post's referentes aos resumos de história, mas acreditem, isso esta servindo para muitas pessoas; e mais, não transformei meu blog em um mini livro online de resumos rsrs, negativo! - os post's Críticos, Filosoficos/sociologicos padrão, voltarão a desfilar nas páginas do blog!


Muito bem! - recado dado rs, espero que tenham me entendido, vamos agora voltar na história? - Otimo, como já vimos Grécia, temos de ver ROMA! não é mesmo? - let's go!




                                                HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE - ROMA






Introdução: Monarquia Romana


O que precisamos saber desse periodo? .. vamos ver!


Rômulo e Remo: são duas grandes figuras da história romana, diz a lenda que são eles os fundadores de Roma, vide a foto acima, com a Loba e as duas criancinhas(Rômulo e Remo)


Origem econômica Romana: em resumo, era inteiramente voltada para a exploração agrária


Sociedade: bem, esta depende de sua economia, como vimos acima, era totalmente agrária, logo, a sociedade era fundamentalmente Aristocrática 


Otimo, sabendo destes detalhes fundamentais para a introdução, vamos agora ver a Estrutura Social da Monarquia Romana, quem fazia parte dela ?


Patrícios: são estes, descendentes diretos dos fundadores de Roma e se baseavam numa aristocracia fundiária


Clientes: eram parentes afastados e pobres dos patrícios (primos pobres rs), sendo assim, prestavam serviços aos clãs em troco de uma subsistência (parece um feudalismo, não?)


Plebeus: esses não eram NADA! rs, tais não pertenciam a clã algum, eram comerciantes, artesãos e proprietarios de terras menos férteis


A sociedade Romana se formava nesta base, acima citado, mas e a Roma Monarquica, o que mais podemos saber dela?


Roma Monarquica: ela teve 7 reis, sendo 4 sabinos e 3 etruscos, tendo o ultimo, dominado Roma e de lá fora expulso por uma revolta dos patricios, onde foi instituita a república romana


E já que falamos nela, vamos detalha-la!


                                            
                                            HISTÓRIA ANTIGA - REPÚBLICA ROMANA


Organização Política: vamos direto ao ponto, com o fim da monarquia, o Senado passou a ser o orgão supremo de Roma

Com o nascimento do senado, surgiram os cargos executivos, que eram:

Funções executivas: antes pertencia ao rei (monarquia), agora pertence aos Magistrados

e quem eram estes Magistrados? - vamos cita-los..

Consules: este comandava o exército (maravilha rs), convocava o senado e presidia cultos públicos e em epocas de calamidade pública (comum em Roma) indicavam um Ditador que serie referendado pelo senado e teria poderes absolutos por 6 meses (podiamos ter um ditador para reformar a calamidade brasileira rs)..

Pretores: ministravam a Justiça, os Urbanos cuidavam da cidade de Roma e os Peregrinos o campo (area rural) e o estrangeiro

Censores: estes eram antigos Consules, faziam o recensiamento dos cidadãos com base em sua riqueza, e também orientavam trabalhadores publicos e a conduta moral dos cidadãos (muito eficientes)


Questores: administravam o tesouro público e supervisionavam os impostos. Detalhe, quando Calígula foi o imperador de Roma, ele nomeou seu cavalo para o cargo de questor haha.. mas eu não o condeno por isso, veja pelo lado racional, era apenas um animal, um cavalo.. se olharmos friamente para as pessoas que ocupam o cargo político brasileiro.. ééé, não tem nada demais um cavalo administrar o tesouro publico rsrs..

Edis: eram encarregados da conservação de Roma, ou seja, abastecimento e Policiamento

Tribunos da Plebe: este cargo era especial, somente surgiu apos a revolta dos plebeus, vamos ver o que ela foi? 

Revoltas da Plebe:

Greve do Monte Sagrado: Lembram-se dele? rs, foi nesse local que a plebe se refugiou, deixando assim a cidade de roma sem mão de obra e defesa militar, ou seja, os patricios vendo essa situação tiveram que ceder as reivindicações plebeias (chantagistas haha)

Tribunos da Plebe: Olha eles ai de novo, já havia citado eles acima, vamos falar deles novamente. Inicialmente eram apenas 2 e depois 10, e eram necessariamente plebeus, tinham direito de veto sobre qualquer decisão que fosse adversa a sua classe

Assembleia centuriata: esta era controlada pelos patricios, que inicialmente escolhiam os plebeus para o cargo de tribuno, detalhe: eles sempre escolhiam os mais fracos, porque sera? rs..

Após tantas maracutaias na escolha de plebeus para tribuna na assembleia centuriata, resolveram criar:

Assembleia da Plebe: que era formada apenas por plebeus, que tinha a função exclusiva de escolher futuros tribunos


Legal, agora conhecemos a Plebe, e quais foram suas conquistas após assumirem tais cargos? - bem, vamos citar 3 importantes..

Lei das 12 Tábuas: foi a primeira lei escrita de Roma

Lei Licínia Sextia: esta decretava o fim da escravidão por Dívidas

Eleição: os plebeus conseguiram o direito de serem eleitos para o Consulado Romano

Fechando essa parte da república, vamos falar agora de um marco muito grande nessa periodo republicano de roma, que foi a Guerra Punica, o que foi ela? quais motivos? 

Guerra Púnica: bem, a grande influência comercial no mediterraneo ocidental, por parte dos romanos, era contrária aos interesses de Cartago, tal fato agravou-se quando Cartago ocupou parte da Sicilia, a outra parte sob hegemonia de Siracusa pediu ajuda a Roma, que por sua vez derrotou o Rei cartagenes Amilcar Barca e riscou Cartago do mapa 

Otimo, acima falamos sobre a primeira guerra púnica e a mais importante, em resumo geral, quais foram as conquistas de roma na república?

- as 3 guerras punicas levou a total destruição de Cartago e por consequencia, roma tornou-se a maior potencia no mediterraneo ocidental, total hegemonia, ou seja, dominou o mercado maritmo das ilhas da sicilia

- Dominou a região da Gália, que era habitada por "BARBAROS", foi um massacre total daquele povo, Júlio Cesar quem era o líder de tal expedição

- Conquista do Egito pelo imperador Otávio, nesse periodo também surgiu o famoso triunvirato, segundo de Roma, formado por: Octávio, Marco Antônio e Lépido 

Com tantas conquistas, quais foram as consequências ?

Bem, roma deixou de ser uma simples cidade-estado e se tornou um império, bom? talvez! isso no final acabou desgastando o cofre público, e ficou dificil de assegurar o dominio de todas regiões e as constantes invasões levou roma a sua queda total no seculo V (eita, falei o final já :( haha) 

Politica do Mare Nostrum: todo litoral do mediterraneo passou a ser Romano! 

Modo de produção romana: bem, com tantas conquistas, muitos escravos foram feitos, certo? CORRETO! - logo alguém pensou, vamos usa-los para nosso beneficio, resultando num sistema ESCRAVISTA! 

Como falamos de inicio, a economia romana era totalmente Agrária, isso na Monarquia, já na república, com total dominio do mar e com um império ascendente, passou a ser Mercantil 

E tal sistema economico mercantilista foi a causa do Exôdo Rural em Roma, porque os pequenos produtores rurais sentiram a forte concorrência dos produtos mercantilistas, e sem ter o que vender, resolveram VENDER suas terras e foram todos para ROMA (capital, cidade) .. Imagine, todos resolveram fazer isso ao mesmo tempo, o que vocês acham que aconteceu ? 

Ahh, certamente! ouve um BUUUM na sociedade romana, dormiram com 100mil habitantes e acordaram com 1 milhão! haha, como assim? quem aumentou a casa decimal ? rs foi isso que o imperador se perguntou!, e com toda aquela gente, tornou-se um caos público, havia mendigos por todo canto, o desemprego levava as pessoas a roubarem, assassinatos se tornavam comuns a cada 5min (rsrs que exagero) .. Mas acreditem, isso foi um CAOS TOTAL, e para controlar essa população insatisfeita, alguém teve uma grande ideia: VAMOS DISTRAI-LOS COM ALGO! e o que foi que criaram?

Política do Pão e Circo! - Háá, muito bem! este era o famoso Bolsa Esmola de Roma, ou quase isso; em meio a shows diarios de escravos treinados para serem gladiadores, o povo se alimentava com um pãozinho feito em casa, e para matar sua sede, tomavam o sangue que jorrava após uma batalha sangrenta entre dois Escravos, que demais não? haha (brincadeira pessoal srsrs) - Roma não era perfeita, meus amigos(as)!






AVANTE, BRASIL!




quinta-feira, 19 de maio de 2011

Resumo da História - Postagem para o Estudante! - GRÉCIA: PARTE 2

Avante, Camaradas! - E ai? Vamos continuar com nosso resumão de história? 

Bem, no post anterior, concluímos o periodo Homérico(micênico) grego, agora vamos  iniciar o periodo da Grécia Arcaica, vamos lááá?


                                              HISTÓRIA ANTIGA - GRÉCIA ARCAICA






Bem, nesse periodo podemos começar falando sobre a Magna Grécia, o que seria ela?

Magna Grécia: Estas eram cidades fundadas fora do território Grego, vizinhas e afins, geralmente conquistadas através das invasões, na qual muitas delas não ficaram sob dominio grego, porém, a cultura grega se manteve. A exemplo da Magna Grécia, estão as cidades do sul da Península Itálica e a própria Sicilia.

pois bem, entendendo a Magna Grécia, nos deparamos com o periodo de colonização grega no mediterrâneo, e como foi isso?

Colonização grega no Mar Mediterrâneo: bem, através dela, trouxeram a helenização cultural em diversos pontos do mediterrâneo e um intenso desenvolvimento comercial (principal caracteristica) dentre as colônias e as Cidades-Estado da Grécia


Sendo assim, com esta expansão toda, comercio, cidades e afins, o que é preciso para se manter em ascendência? - EXATO, é preciso Mão de Obra, pessoas trabalhando!! e qual era o sistema grego? hummm....


Escravidão: graças ao excesso de produção da Vinha e da Oliva para servir de troca com as colonias do mediterraneo que ofereciam alimentos, tal fato levou os gregos a escravizarem as pessoas para possuirem mão de obra suficiente para suprir as necessidades comerciais.. (fácil entender isso né?)

Ai os senhores(as) podem perguntar: "Mas como e onde, de qual maneira uma pessoa poderia se tornar escravo?" - rs, eu também já me perguntei isso, e a explicação para tal é:

Escravo: a pessoa podia se tornar escravo, seja por meio de conquista (invadi seu reino, dominei e agora você é meu escravo), ou por meio das Dividas (você me deve 2 bilhões de reais, não vai conseguir me pagar, então será meu escravo! legal!!! rs) 




certo, com todas essas informações citadas acima, nos deparamos com um sistema de comércio que os gregos adotaram e que sempre ele é citado quando entramos na frente da história conhecida como: Expansão Ultramarina, estamos falando de quê mesmo?


Mercantilismo Grego: o comercio feito com as colonias do mediterraneo acabou gerando uma Crise Agrária e consequentemente enfraqueceu a aristocracia grega, poréém, acabou fortalecendo o poder econômico e político das Camadas Urbanas (Graças à expansão comercial) 




Bem, acredito que estes sejam os tópicos mais importantes a serem citados com relação ao periodo da Grécia Arcaica, na Sequência, vamos falar sobre a Poderosa ESPARTA! - vamo láá!


                                                      HISTÓRIA ANTIGA - ESPARTA 


Aonde fica essa tal de Esparta? rs.. vamos ver!

Esparta: esta localizada na Planície da Lacônia, região fértil do vale do Rio Eurotas! - Sua organização Socio-Política e econômica deve-se à uma constituição que supostamente teria sido elaborada por Licurgo (esse tal ai citado, era um grande legislador de Esparta)

Otimo, já sabemos onde fica a inofensiva Esparta, agora temos que saber de suas divisões sociais, e tais eram divididas assim:

Espartanos e Espartíatas: esses ai eram indivíduos que possuíam direitos políticos, sendo o ultimo, apenas para os descendentes dos Dórios.

Hilótas: vixi.. esses ai sofriam, hein? rsrs, os hilótas eram os Escravos de Esparta, sofriam várias humilhações diárias e não tinham direito algum!  - Serviam mesmo para servir e inclusive eram Excelentes sacos de pancadas.. éé verdade rsrs, se algum espartano acordasse de mau humor(que não era raro isso) o primeiro hilota que eles vissem na frente, BUM! já era sumariamente espancado e esquartejado!  ééé pessoal, os hilótas sofriam! rs 

Periécos: esses ai eram tratados melhor rsrs.. eram pessoas livres que viviam sob a dominação dos espartiatas e se dedicavam ao artesanato e a exploração de pequenas áreas agrárias


Agora que conhecemos a divisão social, devemos conhecer o poder político espartano e suas divisões, detalhes e afins, simbora!

Diarquia: é, o sistema espartano de política era composto por dois reis que representavam as duas famílias mais importantes de esparta, tais eram: Europôntidas e os Agíadas (gravem estes nomes), tais exerciam funções religiosas e militares

ok, sabendo disso, devemos conhecer a Gerúsia, o quê ela seria?

Gerúsia: esta era uma assembléia formada por 28 ançiões e mais 2 reis(os citados acima): Cabia a eles, julgarem os infratores da lei! 

Apella: essa era a assembléia de todos os cidadãos, logo, tomavam as decisões sempre em ultima instância

Agora vamos falar do principal orgão de Esparta, é viável que os senhores(as) lembrem-se dele, pois é algo que pode cair como uma questão e complicar a nossa vida rsrs, afinal, muitos se esquecem disso...

Estou falando do:

Eforado ou simplesmente: Conselho dos Cinco Éforos: este era o principal orgão executivo do governador formado por 5 eleitos anualmente pela Apella(do povão), a função dos eleitos era fiscalizar a constituição  









Os principais pontos de Esparta, creio que estão resumidamente expostos acima, porém, se quiserem detalhes extra como: Esparta era de um sistema de Aristocracia Rural, Patriarcal, Sociedade de Caráter Militar (Adoravam uma Guerra) .. Em fim, isso eu não citei, pois subestimei que já fosse algo do conhecimento dos Senhores(as)..


Já que citamos Esparta, vamos falar agora sobre Atenas, outra grande cidade Grega! 



                                                     HISTÓRIA ANTIGA - ATENAS

Deusa Atena

Sinecismo: não podemos começar a falar de Atenas, sem antes citar o Sinecismo, que foi o processo pelo qual as comunidades da planície da Ática foram se unificando pacificamente e formando um centro político na acrópole de Atenas.. Esse processo levou a instauração de uma Monarquia

Oligarquia Aristocratica: bem, com o fortalecimento da aristocracia, fez com que a Monarquia se tranformasse numa OLIGARQUIA ARISTOCRATICA! (simples! rs) 

Vamos entrar na parte política? 

Dracon: famoso esse, não? - ele foi o primeiro legislador grego, fundou as primeiras leis escritas em Atenas; LEIS DRACONIANAS, cujas caracteristicas eram o excesso de severidade! (precisamos de uma dessas no Brasil haha)

Solon: este um pouquinho mais brando que Dracon rs.. ele fez reformas nas leis de Dracon, e tais principais reformas, citarei agora:

- amenização da severidade das leis draconianas (bunda mole! rsrs)
- Fim da escravidão por dívidas (justo!)
- Devolução das terras que haviam sido tomadas pelos credores dos seus proprietários originais (correto)
- Admissão dos TETAS (trabalhadores livres não proprietarios de terra) na Eclésia (justo!)
- Criação da Hiléia ( tribunal de justiça do qual todos os cidadãos podiam participar)

Observação extra de campo: os estrangeiros e os escravos não possuíam nenhum direito civil em Atenas! (justo!)


Excelente, agora vamos começar a falar das selvagerias em Atenas rsrs.. brincadeira, é somente a parte em que entram as Guerras, as tiranias, sistemas imperialistas... em fim, vamos entender essa parte..

Política Imperialista: graças as reformas de Solon(O bunda mole rsrs) a Grécia viveu um periodo de Paz, colocando assim, em prática, ações imperialistas contra Mégara acerca da posse de Salamina.

Informação extra: Vamos falar de uma figurinha Grega, o nome dele é:

General Pisístrato: foi um grande militar que com apoio popular, após a excelência na Batalha de Salamina, derrubou o poder Grego e instaurou sua Tirania! (apesar de tirano, foi muito bom e acima de tudo inteligente!)

- Realizações do Grande General Pisístrato:

- enfraqueceu a aristocracia através do confisco de parte de suas terras e as distribuiu para os pobres (uma reforma agrária, eu diria..)

- Montou uma colossal frota naval, objetivando a hegemonia Ateniense no mediterraneo Oriental (Sábia atitude!)





Fechamos assim essa primeira parte da história de Atenas, vamos agora introduzir a segunda parte, iniciando com o Pai da Democracia, quem é ele?


Clístenes: Pai da Democracia


 Clístenes: com a queda da Tirania, o poder foi centrado nas mãos de Clístenes, que conduziu Atenas ao caminho da Democracia..

Após isso, Clístenes se aprofundou na vida política, criou a verdadeira democracia, cuja, não seguimos no dia de hoje, rs em fim.. dando sequência na história, vamos falar das Guerras, começando por:

Guerras Médicas: não, não foi uma guerra entre médicos revoltosos com a má administração na saúde Grego e Persa rsrs.. ela tem este nome porque foi uma guerra entre Gregos ( jônios, dórios e eólios) e Medos-Persas, lembram? lá na parte 1 quando eu citei sobre os Persas, dizendo que na base da guerra se uniram com a tribo rival, que eram chamados de MEDOS, enfim, esta guerra foi nada mais que uma tentativa Persa de tomar as regiões gregas da Asia Menor e dos Balcãs, mas Perderam a guerra!

Confederação de Dellos: importantissima! é a agregação de todas as polis das ilhas do Egeu e da Anatolia, sob presidencia de Atenas; cada uma dessas Polis tinham que colaborar com tropas, navios e "Dinheiro" .. 


Portanto, se a confederação de dellos era diretamente ligada a Atenas, existia uma que era ligada a Esparta, e qual era o nome dela?

Liga do Peloponeso: que era um grupo de polis diretamente ligadas com Esparta! bem fácil, não é mesmo?


pois bem, conhecemos as 2 grandes  confederações, tanto de Esparta quanto da Grécia; agora vamos falar do Conflito que houve entre essas 2 grandes  cidades Gregas, que foi:


Guerra do Peloponeso: em resumo, seu motivo foi quando Atenas se voltou para conquistas imperialistas no ocidente e enfatizou Siracusa; logo, entrou em choque com a polis de Corinto, que agregava-se numa relação amistosa com Esparta (fazia parte da Liga do Peloponeso) .. 

Contudo, o Estopim para o conflito foi o apoio Ateniense à revolta da Corcira, que era uma colonia comandada por Corinto; é meus caros, isso foi o suficiente para o Pau quebrar e feio haha.. essa guerrinha durou apenas 28 anos, e no final, ESPARTA saiu vitoriosa!



Pois bem, chegamos ao fim! para encerrar, vamos falar resumidamente sobre o Mundo Helenistico e o que devemos saber sobre ele..


O mundo Helenístico: nada mais é do que a cultura grega evoluída fora do território grego, ressaltando que Alexandre o Grande foi um dos que mais difundiram a Cultura Helenica.


Arte Helenística


Para Liquidar de vez com a frente sobre a Grécia, falaremos sobre as Realizações Helenisticas, que foram:


Estoicismo: que era a negação de qualquer forma de validade das coisas materiais e defende total renuncia de tais; ou seja, o homem que aceita tudo, se conforma e sofre calado.


Epicurismo: em resumo, Defende o Prazer contínuo para a busca da felicidade.


É isso ai meus amigos, espero que tenham gostado deste post, resumão caprichado pra vocês! - Faço votos de bons estudos para vocês, dediquem-se e podem aguardar que vou postar muito mais resumos de história por aqui; Adoro essa matéria, me considero muito bom nela e espero ter conseguido atender as necessidades dos demais com essa elaboração!

Fiquem em Paz, AVANTE, BRASIL!

 




 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resumo da História - Postagem para o Estudante! - PARTE 1

Avante, Camaradas! - tudo em ascendencia ? rs.. que maravilha! 

Bem, hoje o post será especial, não que os outros não fossem, porém este é dedicado aos Alunos! - Sim, todos alunos; meu camarada Felipe Pie sugeriu que eu usasse meu blog e um pouco de meus conhecimentos para colaborar com os demais, ou seja, Farei hoje um post falando sobre Civilizações antigas. Será um resumão bem bolado, eu sou estudante também, não sou professor, o intuito do post é tentar clarear alguns pontos de cegueiras que os senhores(as) possam porventura ter no foque da história.
Vejo muitos dizendo que a história é "DECORÉBA", mas também vejo que muitos não conseguem decorar a história, levando-os a errarem questões fáceis; pois bem, como estudar história? - Amigos(as), meu conselho é: Estudem a história como se fosse um Hobbie! - Todos nós somos parte da história, o dia de ontem, hoje, já se tornou uma história a ser contata agora e amanhã, e se não soubermos a história(em si) como saberemos o nosso dia-à-dia ? - Leia sempre! Ela faz parte da nossa vida Social, se fizermos uma análise Fria, veremos que a história sempre se repete, mudando apenas o cenário(época), contudo, as causas se assemelham; por isso, sejam alienados pela leitura, pois somente assim terão plena sabedoria e poderão bater no peito e dizer: "Eu sei história e não apenas a decorei!"




                                                      HISTÓRIA ANTIGA - OS PERSAS


PERSÓPOLIS


Bom pessoal, como este é um post dedicado a vocês, estudantes, não vou encher línguiça por aqui rsrs, vou direto ao assunto, não vou ficar entrando em todos detalhes desnecessários e os"mimimi" que a gente vê em diversos livros didáticos e em aulas do cursinho.. em fim, vamos começar? - LET'S GO!

Evolução Política dos Persas:  A civilização Persa nasceu no sudeste do Atual Irã, onde, situava-se 2 grandes tribos, Os Medos e Os Persas (importante gravar o nome dessas 2 tribos)
- Ok, havendo 2 tribos, logo, temos um grande impasse(rivalidade), o qual se "acertou" quando a Tribo Persa, sob comando do Imperador Ciro, invadiu e dominou a tribo dos Medos, unificando-se assim em um unico império! (união entre os Medos e Persas, a base da lâmina! rsrs não teve acordo, eles se confrontaram, e depois se uniram (após a vitória Persa) ).


Sendo assim, a Pérsia de lançou as grandes conquistas, eram donos de um grandioso império que chegou até os portões da Grécia, qual foi a idéia ? Vamos invadir e dominar a Grécia! rs

Invasão da Grégia: como foi dito acima, o vasto império Persa chegou até a Grécia, porém, sob o comando do imperador Dário, foram derrotados na Batalha de Maratona.

Império Persa


 Organização Política-Administrativa Persa: Bem, a Pérsia teve seu apogeu no Reinado de Dário I, cujo, dividiu o império em províncias chamadas SATRAPIAS(gravem este nome, já vi questões perguntando sobre elas), cada uma delas, era comandada por um governador local, chamado: Sátrapa

Detalhes Persas: Não podemos esquecer das estradas Persas, de excelente pavimentação, foram construídas para ligar as principais cidades do império (facilitavam e muito, a movimentação)

Para finalizar o resumo sobre a grande civilização Persa, vamos falar sobre sua Economia!

Economia Persa: era inicialmente baseada na agricultura (Centeio, trigo e cevada) e também na criação de gado; porém, com o crescimento do império e da vasta criação de Estradas, foram incentivadas atividades artesanais de comércio.

É isso ai pessoal, espero que tenham entendido o resumão, deixo claro aos senhores(as) que eu procurei colocar apenas o ESSENCIAL, ou seja, aquilo que realmente é cobrado, o que devemos entender depois de uma leitura de um livro de 500 páginas que fala somente sobre civilização Persa rsrs.. 

Vamos agora falar sobre outra grande e importante civilização? que tal Grécia? - Vamos láá!


                                                HISTÓRIA ANTIGA - GRÉCIA

Grécia Antiga



Vamos começar falando da Geografia Grega, pois é, graças a ela, muitas invasões "relampagos" foram evitadas (detalhe extra rs) .. Pois bem, a Grécia era dividida em 3 áreas geográficas, que eram:

Grécia Continental: região localizada ao norte do Golfo de Corinto, ou seja, no interior do continente Europeu

Grécia Peninsular: região ao sul do Golfo de Corinto, à Península do Peloponeso

Grécia Insular: era formada pelas ilhas do mar egeu e do mar Jônico, destacando a Ilha de Creta

Observação de Campo(rs): A Grécia antiga, era um conjunto de cidades-estado independentes!!! (gravem isso) 


Uffa! - terminamos a introdução, agora vamos entrar no periodo de formação da Grécia, que são as origens do povo grego, vamos lá? - ânimo pessoal, isso é históóória! rsrsrs 

                                                 PERIODO MICÊNICO OU HOMÉRICO 

Deus Poseidon: Mitologia  Grega

 Aqueus: fundaram Micenas e dominaram os Cretenses, formando assim a Civilização Creto-Micênica!! (Lembra? o professor sempre falava dela, e nunca entendiamos o que era! rsrs)

Jônios: estes fundaram Atenas! - e posteriormente expandiram-se para a Asia-Menor e fundaram grandes cidades, como Mileto, Efero .. 

Eólios: fundaram Tebas e sucessivamente integraram-se a civilização Micênica

DÓRIOS: ÁÁh! - rs, este fundaram ESPARTA! (THIS IS SPARTA!) - Massacraram a civilização Micênica, rsrs, pobres micênicos =( 

DETALHE EXTRA DOS POVOS: os senhores(as) vão se deparar por ai, nos vestibulares, com a palavra GÊNOS, ai vai olhar e falar: "Mas que PO*** é essa?" rsrs, mas relaxa, eu também não sabia, e falei a mesma coisa, vamos a definição..

Gênos: o que são? vamos lá, somem ai, Aqueus, Jônios, Eólios e Dorios, pois bem, isso são Gênos, povos seminomades, que se organizaram em clãs patriarcais, que era chamado de que mesmo? Rááá, muito bem, GÊNOS!  - agora que sabemos o que significa esta palavra, podemos também fechar isso falando sobre a Estrutura Comunitária deles, ou seja, os GÊNOS(todos esses povos citados) eram auto-suficientes!!


E para fechar este Periodo importante da História da Grécia, vamos falar sobre  a Diáspora Grega! - "Mas o que que é isso?" rsrs, Vamoos a definição! (estou me sentindo um professor rsrs) 

Diáspora Grega: bem, como vimos no inicio as divisões geograficas, devemos saber que cada planicie era ocupada por um Chefe Absoluto, que inicialmente, exploravam-na comunalmente, porém, ao passar do tempo, ficaram insuficientes e deu-se assim o inicio a Propriedade Privada, que era passada de Pai para Filho ou parente mais próximo, e qual era o nome disso? - ARISTOCRACIA! (aee!! aprendi!)


Bom pessoal, espero que tenham gostado desta introdução! - minha intenção é ajudar a vocês a compreenderem a história. Mais uma vez deixo enfatizado o agradecimento ao camarada Felipe Pie, que sugeriu que eu fizesse um post voltado para os estudantes!

E mais, esta é apenas a introdução, ainda vamos falar na sequencia da: Grécia Arcaica, Esparta, Atenas (e as guerras) e do Mundo Helenístico! 

Portanto, acompanhem as atualizações do blog, para se atualizarem na história, rsrs..

AVANTE, BRASIL! 



terça-feira, 10 de maio de 2011

IGUALDADE - Água para Todos!

Avante, Camaradas! - tudo bem com vocês?  
Que calor anda fazendo, não é mesmo? rsrs, calor lembra à água e esta é a que "mata" nossa sede, diria até que é o maior simbolo da Vida! - Afinal, quem consegue viver sem água? ..
Até mesmo os mais beberrões, não ficam sem ela; e vocês acham que não? pensa que eles gostam apenas da água que o passarinho não bebe? rsrs, engano vosso, quando acordam depois de uma noitada hedonista a primeira coisa que fazem é Tomar um copão cheio dela! Que prazer, não? - Desfrutamos desse luxo todos os dias e muitas vezes não percebemos o seu valor,  o quanto ela é importante para tudo; esquecendo que em muitos lugares há pessoas que não tem se quer um copo cheio para matar sua sede momentanea... O quê?  não sabiam? .. estão ainda acreditando nas aulinhas de geografia do colégio? "O BRASIL É AUTOSUFICIENTE EM ÁGUA(12% da água doce do mundo pertence ao Br),  TEMOS OS MAIORES RIOS DO MUNDO E O MAIOR AQUÍFERO DE ÁGUA DOCE SUBTERRÂNEA DO MUNDO!" - Pois é, quando escutamos isso da até orgulho, nos sentimos bem.. Porém, como esta a distribuição de  água no país? todo mundo a têm ? é isso que vamos tratar AGORA! 




Aquifero Guarani: Bem, não podemos falar de água doce sem antes citar esse grande manancial de água no território Brasileiro. O aquífero esta localizado na região centro-leste da América do Sul, sua maior ocorrência é no Brasil, com mais de 2/3 de seu tamanho total, contudo, ele também se extende até países vizinhos, como: Argentina, Uruguai e Paraguai.
No Brasil, ele se encontra nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  

Mapa Ilustrativo: Aquifero Guarani

Como vimos acima, Realmente temos um grande manancial, tem muita água em nosso território, para não ficar muito vago, vamos nos apronfundar mais na questão dos recursos Hidricos em nosso país, para enfim chegarmos na questão da DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA TODOS! - Que se torna uma falta de respeito com a vida dos filhos do Brasil, é um crime deixar que pessoas passem necessidades como tal: Morrer de Sede! 
 Bem, vamos agora, em introdução, falar sobre a Questão de Interesse político sobre os Recursos Hídricos, pois é, existe esse "interesse", porquê qual melhor explicação para haver ainda falta de água para a população de certas regiões do BR? - Ou seja, a população miserável que passa as necessidades diárias, como escassez de água, que em época de eleição, tem sua alma nutrida de Falsas Promessas de que terão esgoto, água encanada, enfim, poderão tomar ao menos seu Banho dignamente.
E quer saber mais? isso não vem de hoje, analisando a história, chegamos a conclusão de que a água sempre foi um instrumento de dominação de grandes povos, a exemplo: Mesopotâmicos (império Acádio e da Babilônia), Egípcia (Império Médio e Império Novo), Chinesa (dinastia Chou e outras) e também civilizações do continente americano Incas e Astecas. Para complemento, na década de 60 a água foi motivo de conflito entre Israelenses e Palestinos (caso do rio jordão)

Otimo, conhecendo a história podemos nos aventurar sem medo pelo presente e imaginar um futuro; pois bem, qual é o presente da população que ainda passa sede? - Bem, essa resposta já sabemos, e geograficamente a resposta para as causas de tudo isso é que: na zona semiárida (nordeste) as rochas cristalinas dominantes aflorantes e as chuvas escassas comprometem o adequado abastecimento de suas reservas subterrâneas, ou seja, concluído que no Brasil, apesar de sua abundância, seus recursos hídricos não estão bem distribuídos


ELES TAMBÉM SÃO BRASILEIROS!
 


A geografia explica a falta de água no SOLO, agora, o que nos explica a falta de ÁGUA para essas pessoas? - Porquê não chega recursos vitais para sobrevivência para tais seres? 
Voltando na história, nas cidades das antigas civilizações, a água, mesmo que inexistente no local, ela chegava de uma maneira ou outra; existia todo um planejamento, nem que tivessem que puxar um rio inteiro ou um canal do mar até o local do império; os aquedutos romanos são exemplo de tal; não faltava água para eles; e pessoas ainda vão me dizer que nos dias de hoje é dificil fazer isso? - Bem, acredito que  o mais dificil seja pensar em investir um dinheiro público em pessoas Públicas (Brasileiros) - Com toda tecnologia a nossa disposição e com toda essa água, VOCÊS AINDA ACREDITAM QUE UMA VIDA NESSE SOLO BRASILEIRO, POSSA PASSAR SEDE? - TENHA QUE ANDAR QUILOMETROS PARA CONSEGUIR UM BALDINHO DE ÁGUA, SUJA E PRATICAMENTE IMBEBÍVEL
Meus amigos, dentre todas vergonhas nacionais, esta é MAIS UMA grandiosa que se soma, que entristece a alma de quem reconhece que Nós(eu e demais leitores), temos uma vida privilegiada; Temos Casa, alimentação e ÁGUA para todas nossas necessidades do Dia; e aqueles coitados,  o que tem? - Sou suspeito a dizer que ainda lhe restam Esperança, mas, Acredito que, SIM, eles tem ESPERANÇA! - porque mesmo com todas as adversidades, condições subumanas de vida, esquecidos por aqueles que regem o poder nacional, ainda assim continuam "FELIZES" com o sorriso no rosto abatido.

Este post é apenas para alertar algo que já tem passado despercebido nos jornais, revistas, televisão; e para talvez, assim, clarear a visão daqueles que dizem que o BRASIL É UM PAÍS DE TODOS, e que estamos superando as desigualdades; Mas na verdade, ainda temos muito a melhorar! - Nosso país não é exemplo em nada de relevancia: Educação, Saúde, Segurança Pública, RESPEITO PARA COM A POPULAÇÃO QUE PRECISA DE UM OLHAR AMIGO, SOLIDÁRIO PARA PODER VIVER!

Então, senhores(as) responsáveis pelo nosso País, Sim, NOSSO! - porque eu também sou dono! - Peço para que olhem para o lado HUMANO, as grandes capitais do Nordeste podem ter o abastecimento ideal de água, podem estar se desenvolvendo conforme ditam as regras do Capitalismo; porém, vamos Olhar com mais atenção para àqueles que estão isolados da civilização, que carecem de uma evolução! - Eles não estão passando por isso, por livre vontade, certamente se tivessem opção, uma oportunidade para mudar a realidade de suas vidas; eu tenho certeza, eles a fariam! 

PORTANTO, FAÇAM VALER O PODER QUE OS SENHORES POSSUEM! - MUDEM A REALIDADE DESSE PAÍS, MUDEM A REALIDADE DESSA GENTE QUE SOFRE! - NÃO FINJAM ESTAR TRABALHANDO, NÃO TAPE O SOL COM A PENEIRA! - POIS ESSA GENTE, TAMBÉM É BRASILEIRA, ELES UM DIA, EXERCERAM O DIREITO DEMOCRÁTICO; VOTARAM! E TENHAM A CERTEZA, NO MEIO DESSES MILHÕES DE VOTOS QUE OS SENHORES CONQUISTARAM, UM "MILHAR" DELES, CERTAMENTE FOI: DESSES CIDADÃOS BRASILEIROS!

AVANTE, BRASIL - UNIDOS PELA IGUALDADE E DIREITO DE VIVER DE TODOS BRASILEIROS!


Façam valer esse "Slogan"!